terça-feira, outubro 20, 2020
Outros

    5 perguntas e respostas sobre fundos imobiliários

    Em Destaque

    Mercado reduz previsão para crescimento da economia brasileira no próximo ano

    Depois de 20 semanas parada em 3,50%, a mediana das projeções do mercado para o crescimento da...

    A origem da Ant, candidata a maior IPO da história, e sua guerra com Trump

    O Ant Group, divisão financeira do gigante chinês Alibaba, é uma das fintechs mais valiosas do mundo,...

    Fontes renováveis já são mais baratas na maioria dos países, diz Bloomberg

    As energias eólica e solar são a forma mais barata de eletricidade nova na maior parte do...

    1 – Vale a pena investir em REITs (os FIIs americanos) com o objetivo de diversificar a carteira?

    Diversificação é sempre bom, e se for internacional melhor ainda. Mas deve ser apenas um pedaço de sua carteira. Existem manuais que aconselham que até 20% da carteira esteja aplicado no exterior, não mais do que isso.

    Recentemente a B3 permitiu o acesso dos BDRs para pequenos investidores e existem hoje REITs sendo negociados na B3.

    O primeiro fundo imobiliário do mundo nasceu nos EUA. O que os FIIs brasileiros copiaram do modelo americano? A pulverização e distribuição da maior parte do lucro do fundo. Nos EUA o fundo é obrigado a distribuir 90% do lucro, aqui, 95%. É a forma que os REITs e FIIs conseguem obter vantagens fiscais. Uma ação de uma companhia pode distribuir os proventos que quiser. Nos FIIs é uma obrigatoriedade que seja a maior parte.

    A principal diferença entre os REITs nos EUA e os FIIs no Brasil é que os REITs podem se alavancar. Ou seja, os fundos americanos pode pegar emprestado e comprar mais ativos do que o que têm como aplicações dos cotistas

    2 – Quando as ações pagam dividendos, a B3 faz um ajuste no preço. Com os FIIs acontece a mesma coisa?

    Sim, nos FIIs o rendimento é pago, distribuído em dinheiro, vai para a conta do investidor e é ajustado na cota. É um ajuste contábil que a B3 tem de fazer. No dia seguintes o FII se movimenta independente desse ajuste.

    Por isso quando se fala em preço ajustado costuma-se incluir rendimentos pagos, como se tivessem sido reinvestidos. Acompanhar o preço ajustado mostra a importância de reinvestir os proventos sempre que possível.

    3 – O que é flipagem?

    É a compra e venda das cotas de FIIs ou ações no primeiro dia de negociação. No caso de fundos imobiliários já se sabe o preço e o mercado aceita ou não pagar. Já nas ações há uma faixa de preço e depois se anuncia o preço final.

    Não há nenhuma pesquisa que mostre que a ação ou FII vai valorizar no primeiro dia de negociação. Mas a flipagem tem como objetivo ganhar rápido em uma operação curta, que acontece em um mercado aquecido.

    4 – O IFIX (Índice de fundos imobiliários) atingiu 2.800 pontos. Você acha que já bateu no teto?

    Não tenho a menor idéia. Os ativos tendem a valorizar ao longo do tempo, e o gráfico do indicador mostra que não é o teto, que o iFixjá ficou acima disso no passado. Mas não quer dizer nada.

    É importante acompanhar o indexador, ainda mais com a chegada de fundos passivos. Mas caso você pense em acumular renda com FIIs é melhor ter como foco o rendimento da carteira do fundo, e não do indexador.

    5 – Qual é o passo a passo para abrir conta no exterior?

    É simples operacionalmente, hoje é possível fazer tudo pela internet.

    O que não é simples são as regras tributárias, como você vai declarar o Imposto de Renda. E também as regras sucessórias. Se o investidor falecer, qual a regra do país? Tem país que é herdeiro do investimento, e sobra pouco para os filhos.

    Por isso indico contratar um advogado tributarista antes de aplicar fora do Brasil. Ou comprar BDRs, que são negociados em reais na B3.

    Fonte: Exame

    Serviços

    Buscamos Empreendedores para parcerias.

    Foto: Moyses Samuel, Presidente do grupo Profiting. Estamos selecionando empresários, em âmbito nacional, que possuam negócios que precisam ser...

    Recuperação de tributos próprios

    Sua empresa pode melhorar o fluxo de caixa se houver créditos tributários nos últimos 5 anos.

    Há sempre possibilidades de melhorias

    "O Brasil possui excelentes profissionais de consultoria. Nesta crise é necessário muita dedicação na busca de soluções para os problemas. Em situações...

    Quanto a minha empresa perdeu de valor na Pandemia?

    Algumas empresas aumentaram seu valor na pandemia. Outras, perderam. É importante saber qual o ganho ou qual a perda nesse momento? A...

    Pré Auditoria

    A Profiting, utiliza o serviço de Pré Diligência, como procedimento básico para qualquer negociação de venda de uma empresa cliente. Com foco...

    Últimas Notícias

    Maersk quer crescer no Brasil e mira aquisições na logística terrestre

    A dinamarquesa Maersk, maior empresa de logística integrada do mundo, está de olho no mercado brasileiro e...

    BR Malls estuda combinação parcial de negócios com Ancar

    A BR Malls informou nesta segunda-feira que realiza estudos preliminares sobre uma possível combinação parcial de negócios...

    Veja outras matérias