spot_img

A grande renúncia dos advogados

Lateral Link é a principal empresa de recrutamento do mercado da advocacia americano. A empresa foi fundada em 2005 por um grupo de jovens ex advogados, liderados por Michael Allen, que além de fundador, é o CEO da companhia. Ele está baseado no escritório de Los Angeles e se concentra exclusivamente em colocações de sócios e conselheiros gerais para as principais bancas de advogados dos Estados Unidos.

Antes de fundar a Lateral Link, Allen trabalhou como advogado na Gibson, Dunn & Crutcher, 15° maior escritório do mundo, com receita na ordem de 2,1 bilhões de dólares e 1.424 advogados e na Irell & Manella, escritório listado entre os 200 maiores do mercado americano na 183° posição, com receita de 132 milhões de dólares e 64 advogados.

Nos últimos 10 dias de 2021, a Lateral Link escreveu artigos sobre o pedido de demissão de advogados, um movimento crescente entre os profissionais dos grandes escritórios dos Estados Unidos, apresentado pela empresa da seguinte forma: Todos nós já ouvimos muito este ano sobre “A Grande Renúncia”. Como é o caso em muitos setores, os escritórios de advocacia estão enfrentando um volume incomum de demissões. Em nossa função de recrutadores, nós da Lateral Link temos um assento na primeira fila tanto na mecânica do processo de demissão quanto na angústia emocional que isso às vezes acarreta. Da incerteza sobre a decisão de renunciar ao desconhecimento de como avisar profissionalmente e à ansiedade de como responder a uma contraoferta, os advogados que pensam em deixar o emprego têm muito em que pensar.

O primeiro artigo era dividido em subtítulos que ofereciam as pistas daquilo que, segundo os especialistas “sentados na primeira fila”, é um check list do que deve ser levado em conta na hora da renúncia:

– Gerenciando dúvidas sobre a decisão de sair

– Cronometrando sua demissão

– Para quem contar?

– O que dizer?

– O que fazer depois de avisar

Entre os conselhos, em sua maioria óbvios, mas dificilmente sistematizados pelos advogados no momento de se desligar de um escritório, há reflexões do tipo: Você deve estar preparado para qualquer reação. Seu chefe pode ser solidário e colegial, frio e desdenhoso, cético, zangado ou desinteressado. As perguntas podem variar de “para onde você está indo?” para “por que você está indo embora?” para “por que você não me disse que estava infeliz?” Seja qual for a reação, não leve para o lado pessoal. Esteja ciente de que seu chefe tem outros assuntos para cuidar além de seus planos de carreira.

Em outro artigo, a Lateral Link abordou, de maneira muito objetiva, as contraofertas. “O que você deve fazer se seu empregador responder ao seu anúncio de demissão com uma oferta aparentemente atraente para permanecer em sua empresa atual?”.

Segundo os conselheiros da empresa de recrutamento com atuação em grandes cidades dos Estados Unidos e Hong Kong, a rotatividade de advogados é cara. Procurar um substituto e treinar o novo contratado para ter sucesso na função custam caro. O escritório pode ter que recusar trabalhos por falta de pessoal ou, na maioria dos casos, direcioná-los para os associados, o que causa desgaste.

Esses fatores são duplamente significativos em um mercado lateral robusto como o que estamos agora. Substituir um advogado não será fácil e provavelmente levará muito tempo. Com esse contexto, não será surpresa as lideranças da banca apelem para a tentativa de reverter a decisão tomada. A resistência costuma surgir na forma de perguntas como: “Não podemos persuadi-lo a ficar?” ou “Você pode pensar sobre isso por alguns dias?”.

Entre os conselhos de como se portar diante da contraoferta, é pertinente considerar a seguinte abordagem: Não se deixe levar pelo arrependimento.

A maioria dos advogados que demonstra fraqueza momentânea e desiste da demissão diante de uma contraoferta percebe rapidamente que cometeu um erro. As promessas feitas para mantê-los geralmente acabam sendo vazias. A cultura de um escritório não muda da noite para o dia. Pior é quando um advogado percebe que deveria ter seguido sua decisão de sair e descobre que a banca para a qual pretendia ingressar preencheu a vaga. “Não deixe isso acontecer com você”.

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais