spot_img

A Unilever explora opções para vender negócio de chás

A empresa diz que o consumo diminuiu em mercados desenvolvidos como Estados Unidos e Europa

A maior fabricante de chás do mundo avalia se desfazer dessa área de negócios.  A Unilever explora opções para vender seu negócio de chás após anos de crescimento lento das vendas, um reflexo de como as mudanças nos gostos dos consumidores estão afetando algumas das marcas de alimentos e bebidas mais conhecidas do mundo.

A dona de marcas como Lipton, Brooke Bond e PG Tips tem se esforçado para impulsionar o crescimento do chá preto, que compõe a maior parte do seu portfólio. A empresa diz que o consumo diminuiu em mercados desenvolvidos como Estados Unidos e Europa, à medida que consumidores buscam cada vez mais outras bebidas. Quando tomam chá, preferem cada vez

“É loucura continuar fazendo a mesma coisa esperando resultados diferentes”, afirmou o presidente executivo da Unilever, Alan Jope. “Há dez anos, tentamos estimular o crescimento do nosso negócio de chás sem sucesso”.

A companhia avalia fazer a venda total do negócio, venda de parte do negócio ou outra estrutura diferente. O negócio de chás gera vendas anuais de cerca de 3 bilhões de euros (US$ 3,3 bilhões).

Os executivos da Unilever disseram que o negócio de chás tem um tamanho semelhante e alcance comparável à divisão de margarinas, vendida por cerca de US$ 8 bilhões em 2018. A empresa espera que o negócio de chá atraia o interesse de outras fabricantes de chá que buscam cortar custos.

A notícia foi anunciada no momento em que a Unilever registrou crescimento anêmico de vendas no quarto trimestre e disse que avalia todo o portfólio. O crescimento das vendas no quarto trimestre foi de 1,5%.

A Unilever tentou revitalizar a área de chás, comprando a Pukka Herbs, fabricante britânica de chás de ervas orgânicas, e a Tazo Tea da Starbucks. Também comprou a empresa de chá australiano premium T2, que vende folhas soltas e sabores como beterraba e brócolis e menta com chocolate. Desde então, lançou a marca globalmente. Apesar desses esforços, a grande participação do chá preto no negócio pesou nos resultados.

https://valor.globo.com/empresas/noticia/2020/01/30/unilever-avalia-vender-negcio-de-chs-lipton.ghtml

Fotos: Reprodução / Divulgação Lipton

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais