spot_img

Administração do Fluxo de Caixa durante e após a crise

Entrevista com Luciano Batista, sócio Profiting Consulting

No atual cenário de incertezas econômicas por conta da pandemia, muitas empresas reduziram suas receitas e precisarão de algum auxílio para manter a operação e continuidade de seu negócio.

Para avaliar o impacto desse novo cenário econômico, o BizNews  entrevistou o especialista em consultoria financeira, Luciano Batista, sócio da Profiting Consulting desde 2018, possui mais de 15 anos de experiência em consultoria para melhoria de performance de pequenas e médias empresas de diversos setores, auditoria de empresas, assim como, assessoria em operações de M&A, fornecendo suporte em transações de buy-side e sell-side due diligence para fundos de investimentos e clientes estratégicos nacionais e internacionais.  

Quais medidas um empresário pode adotar para sobreviver a esta crise?

Para mim, falar de crise é contraproducente, invariavelmente causa um efeito contrário daquilo que buscamos para os nossos clientes, que é a prosperidade. A lógica prevalecente é a de que a retomada do crescimento ocorrerá da resposta da reestruturação de contas sobre expectativas empresariais.

A Profiting vem propor as pequenas e médias empresas uma solução de gestão do fluxo de caixa para auxiliar neste momento, cujos efeitos podem perdurar no caixa por meses.

A previsão do Banco Central é de que vamos enfrentar um largo período de escassez. Mansueto disse que os brasileiros têm experiência em passar por crises econômicas com seus negócios, qual a proposta da Profiting para enfrentar essa escassez?

Acho que o BC está fazendo o papel dele de atuar em todas as frentes. Atualmente, há uma redução acentuada de receitas nas empresas, o que torna um grande desafio vender no curto prazo e sobreviver. Nossa proposta é elaborar um planejamento financeiro de fluxo de caixa de curto e médio prazos, projetando cenários de contenção de caixa, redução de despesas/custos e geração de receitas para a tomada de decisão dos sócios.

Com certeza esse é um processo gradual e complexo, que demanda diversas providências e em muitos casos, há a necessidade de recorrer a empréstimos, qual é a sua orientação?

Esses cenários ajudam na identificação de oportunidades para injeção de recursos no caixa, bem como, simular antecipações, descontos, parcelamentos, novos produtos/serviços a serem ofertados no mercado, captar novos recursos de terceiros, atualmente as taxas de juros no Brasil estão em seu menor patamar histórico e estamos atentos em buscar as melhores condições de créditos ao empresário, sempre tomando cuidado com o índice de endividamento da companhia e para isso existem algumas alternativas de linhas de crédito junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social) para manutenção do capital de giro e até mesmo do emprego.

Qual seria o primeiro passo?

Falando de Brasil, não basta ser empresário, é preciso ser empreendedor, que é aquele que, além de ser criativo, aceita riscos, tem perseverança, proatividade, otimismo e não desiste. E mesmo possuindo todas estas habilidades, ainda assim pode encontrar dificuldades em como enfrentar esta crise, e é para isso que estamos aqui para oferecer uma nova ótica e perspectiva de cenários para melhor gerenciamento do caixa.

Mediante um fluxo intenso por parte de nossos clientes, acabamos de lançar um novo produto para gestão de crises em tempo real, disponibilizando nossa equipe 24h para atendimento. Esperamos com isso, atender adequadamente cada demanda.

Mapearemos potenciais economias de custos e despesas a serem pagas nos próximos meses para negociação e postergação de prazos (impostos, fornecedores, pessoal e bancos). 

Consulte a Profiting sobre as condições de serviços e gestão de fluxo de caixa, tendo a certeza de obter melhores resultados.

Para maiores informações, entre em contato:

Profiting Consulting – Inteligência de mercado viabilizando soluções de negócios

www.profiting.com.br

Contato: luciano.batista@profitagp.com.br

Celular/WhatsApp: +55 11 96991 0674

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais