spot_img

Airbus apresenta três conceitos de aviões movidos a hidrogênio para 2035

A Airbus apresentou, nesta segunda-feira (21), três conceitos de aviões movidos a hidrogênio, e espera colocar em serviço uma aeronave comercial de emissão zero em 2035, em meio à crescente pressão da opinião pública em favor de transportes não poluentes.

O setor aeronáutico, atingido pelo novo coronavírus e difamado pelo movimento “flygskam” (vergonha de pegar o avião) devido às suas emissões de CO2 — 2 a 3% das emissões mundiais, segundo o setor —, tenta avançar rapidamente rumo à “descarbonização” do transporte aéreo.

“Esperamos desempenhar um papel de liderança na transição mais importante que nossa indústria verá”, afirma em um comunicado Guillaume Faury, presidente executivo da Airbus, grupo que deseja “tornar-se líder na descarbonização da indústria aeronáutica”.

A fabricante europeia estuda três conceitos de aeronaves, todas movidas a hidrogênio e nomeadas “ZEROe” – “zero emissões”. O motor de hidrogênio não emite poluentes, já que produz apenas vapor de água.

O primeiro é um turborreator “de configuração clássica”, segundo explica Guillaume Faury ao jornal Le Parisien. Com 120 a 200 passageiros — o equivalente a um A220 ou um A320 — e uma autonomia de mais de 3.500 quilômetros, seria movido por uma turbina de gás com hidrogênio, armazenado em tanques localizados na parte traseira da fuselagem.

O coração dos motores de um avião é uma turbina de gás” na qual o querosene vaporizado é queimado, explicou o diretor-geral da aviação civil (DGAC) francesa, Patrick Gandil. E fazer combustão com hidrogênio, “quase tão energética quanto”, precisaria apenas, segundo ele, de pequenas modificações.

O segundo conceito é um avião de alcance regional turboélice (de hélice) que poderia levar até 100 passageiros a uma distância de 1.800 km. O terceiro conceito é uma asa voadora com uma capacidade e autonomia semelhantes ao conceito do turborreator.

Tanque criogênico

Segundo Gandil, é principalmente no armazenamento e seu transporte onde está a dificuldade do hidrogênio. O hidrogênio requer quatro vezes o espaço de armazenamento do querosene e, acima de tudo, deve ser liquefeito a -250º C.

“A fuselagem excepcionalmente larga oferece múltiplas possibilidades para armazenar e distribuir hidrogênio, bem como para o condicionamento da cabine”, explica a Airbus.

Os tanques criogênicos devem, na verdade, resistir à pressão e ter forma cilíndrica ou esférica, “por isso não podem ser colocados nas asas, como é feito atualmente” explica Patrick Gandil. Isso abre caminho para inúmeras mudanças possíveis na forma do avião, além de implementar motores sob as asas.

A Airbus, o grupo de motores Safran, assim como sua co-empresa Arianegroup e Onera, avaliam desde o início do ano o uso do hidrogênio na aviação. Todo esse processo vai demorar cerca de sete anos, segundo Guillaume Faury.

“Portanto, a implementação do programa está prevista para perto de 2028. Nossa ambição é ser o primeiro fabricante a colocar esse dispositivo em serviço em 2035”.

Este calendário corresponde ao objetivo de um “avião neutro em carbono” estabelecido pelo governo francês, que prevê dedicar 1,5 bilhão de euros (US$ 1,8 bilhão) até 2022 em apoio ao setor da aviação.

Muitos Estados europeus já fizeram do hidrogênio um dos principais eixos para o futuro desenvolvimento do setor aéreo.

Fonte: G1

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais