spot_img

“Amazon está bem perto de se tornar uma montadora de veículos”, diz analista

As aquisições milionárias na indústria da tecnologia não são incomuns, mas uma em especial chamou a atenção do mercado. Nesta sexta-feira, a Amazon anunciou a compra da Zoox , uma start-up criada há pouco mais de cinco anos com a missão de desenvolver veículos autônomos, por US$ 1,2 bilhão.

A tecnologia poderia ser utilizada na automação de sua frota de entregadores, mas não é esse o objetivo. Em comunicado divulgado nesta sexta-feira (26), a gigante do comércio eletrônico confirmou a aquisição, de olho no mercado de táxis autônomos.

” Fazer sentido?”, disse Mike Ramsey , vice-presidente da Gartner para a indústria automotiva, em entrevista à Bloomberg . “Bem, faz sentido que a companhia de entrega de pacotes me venda filmes por streaming?”, afirmou.

Apesar de ter seu foco no comércio eletrônico, logística e serviços em nuvem, a Amazon tem portfólio bastante diversificado. O fundador e diretor executivo da companhia, Jeff Bezos , também investe na indústria aeroespacial, com a Blue Origin , e até no mercado de mídia, com o Washington Post , por exemplo.

Segundo a Amazon , o negócio com a Zoox se trata de um investimento coorporativo, não uma aquisição para que a empresa seja incorporada aos seus negócios. Aicha Evans, diretor executivo da Zoox , e Jesse Levinson , cofundador e diretor de tecnologia, continuam à frente da empresa como um negócio independente.

“A Zoox está trabalhando para imaginar, inventar e desenvolver uma experiência de táxis autônomos de primeira classe”, afirmou Jeff Wilke, diretor do negócio de varejo da Amazon . “Nós estamos empolgados em ajudar o time talentoso da Zoox a transformar sua visão em realidade nos próximos anos”, disse.

Com a aquisição, a Amazon entra na corrida pela tecnologia que promete revolucionar a indústria automotiva. Se há alguns anos os carros autônomos eram vislumbrados como um luxo para poucos com preguiça para dirigir, hoje eles são vistos como peça principal de um futuro onde as pessoas não comprarão seus carros e terão à disposição um serviço de transporte autônomo.

Esta é a ambição da Zoox , fundada em 2014 não apenas para desenvolver softwares e hardwares para um carro andar sozinho, mas para projetar todo o serviço de táxis autônomos. Apesar dos desafios tecnológicos e burocráticos, a Zoox está entre as poucas companhias independentes desenvolvendo veículos autônomos confiáveis, afirmou Ramsey:

“A Amazon está, de repente, bem perto de se tornar uma montadora de veículos”, avaliou.

Segundo o analista, a companhia poderia, no futuro, integrar o serviço de táxi autônomo com seu programa de assinatura Prime . E apesar de dizer que o objetivo está nesse mercado, a Amazon também poderia usar a tecnologia em seus veículos de entrega.

Este não é o primeiro investimento da companhia no setor. No ano passado, a Amazon investiu, junto com o fundo Sequoia Capital , na Aurora Innovation , uma start-up de veículos autônomos liderada por ex-diretores dos projetos de carros autônomos do Google e da Tesla.

Fonte: IG

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais