spot_img

As fusões e aquisições no Brasil podem ser afetadas pela volatilidade do mercado?

A resposta para esse questionamento não é exatamente simples. São inúmeros os fatores que são levados em conta em um M&A, entre eles a volatilidade do mercado. No entanto, a influência que o contexto econômico tem sobre a precificação das empresas é menor do que todo mundo pensa, principalmente quando olhamos para as empresas do middle market.

Como, normalmente, essas companhias ainda não tiveram acesso direto ao mercado de capitais (seja por meio da abertura de capital ou por emissão de dívidas estruturadas), elas acabam sofrendo menos com a volatilidade do mercado, pois não precisam prestar contas ao mercado a cada trimestre, portanto recebem menor pressão pelos resultados de curto prazo em comparação com empresas listadas na bolsa de valores.

É importante ressaltar que alguns setores como energia, gás e combustíveis, infraestrutura e afins estão mais propensos a sofrer com essas variações, principalmente em ano eleitoral. Mas também há de se observar que até mesmo quando estamos perto do período de eleições os negócios de fusões e aquisições também crescem. Segundo levantamento da PwC, em 2010 foram realizadas 799 transações, um crescimento de 24% comparado ao ano anterior. Já em 2014 houve um crescimento de 8%; em 2018 o crescimento foi de 2%.

Portanto, o que se pode notar é que o longo prazo é o que deve ser levado em conta na hora de fazer projeções. Variações provocadas por eleições, câmbio e bolsa devem sim ser observadas, mas com a atenção de que possam ser cenários breves, impactando apenas no curto prazo. As variáveis que devem perdurar por vários anos à frente são as que, de fato, aumentam (ou diminuem) o preço do negócio.

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais