spot_img

Ata do Copom, Relatório de Inflação, IPCA-15 e PIB dos EUA: o que acompanhar nesta semana

Depois da sinalização do Federal Reserve de elevar os juros nos Estados Unidos antes do esperado agitar os mercados globais, com os brasileiros possuindo um fator extra de agito com o Comitê de Política Monetária (Copom) também apontando mais altas na Selic, os próximos dias prometem ainda tensão conforme os investidores reavaliam o cenário.

O Banco Central brasileiro seguirá como centro das atenções do mercado por aqui. Na terça-feira (22), será apresentada a Ata do Copom, em que a autoridade monetária poderá dar mais detalhes sobre seu cenário básico e os riscos, ajudando analistas, que atualmente se dividem nas projeções de alta de 0,75 ponto percentual ou 1 p.p. no próximo encontro, o que também afeta a visão da Selic para o fim do ano.

Além disso, na quinta-feira (24) o diretor de Política Econômica, Fabio Kanczuk, e o presidente do BC, Roberto Campos Neto, realizam coletiva para apresentar o Relatório Trimestral de Inflação, o que também complementará as avaliações do mercado sobre o Copom.

Completando a agenda doméstica de indicadores desta semana, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga na sexta-feira (25) o Índice de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15), considerado uma prévia da inflação oficial do país.

Do lado corporativo, atenção para a oferta primária e secundária de ações da EcoRodovias (ECOR3), que pode movimentar mais de R$ 2 bilhões, além da precificação da oferta de units do Banco Inter (BIDI11), que tem compromisso de subscrição da Stone. Por fim, nesta segunda estreia na bolsa a BR Partners (BRBI11).

No campo político, atenção ainda para a conclusão da Medida Provisória (MP) que viabiliza a privatização da Eletrobras, que foi aprovada na última quinta-feira (17) no Senado, mas por ter sofrido mudanças ainda precisa voltar para a Câmara dos Deputados. O texto precisa ser aprovado até dia 22, quando perde a validade.

Já no exterior, a semana conta com menos indicadores, deixando o destaque para os EUA, que além de alguns dados de atividade e de moradias, apresenta na a revisão final do seu Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre, com projeção de manutenção da alta de 6,4% já vista anteriormente, segundo dados compilados pela Refinitiv.

Outro dado importante será o índice de preços de despesas de consumo pessoal (PCE, na sigla em inglês), um dos principais números de inflação acompanhado pelo Fed e que tem sido decisivo para o bc americano definir sua política monetária. Ele será divulgado na sexta-feira (25).

Fonte: Infomoney

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais