A AT&T anunciou nesta quarta-feira que venderá a Vrio, sua unidade de negócios da DirecTV na América Latina e que controla a Sky Brasil, para o grupo de investimentos argentino Werthein. O valor do negócio não foi divulgado. No último dia 30 de junho, a AT&T congelou o ativo em seu balanço, já tendo em vista a venda.
Na ocasião, a operadora registrou o grupo de ativos correspondentes pelo valor justo menos custo de venda, o que resultou em uma perda de US$ 4,6 bilhões, incluindo US$ 2,1 bilhões relacionados à conversão acumulada de ajustes para a moeda estrangeira. O prejuízo deverá ser assumido pelo grupo comprador.
O negócio surge em meio a uma competição acirrada para os provedores de serviços de TV a cabo, enquanto a indústria luta com o cancelamento de contas dos clientes e a mudança para serviços de streaming de vídeo como Netflix e Disney +.
A Vrio oferece serviços em 11 países da América Latina e do Caribe, com 10,3 milhões de assinantes, e opera sob as marcas DirecTV e Sky.
A Vrio oferece serviços no Brasil por meio da marca Sky e na Argentina, Barbados, Chile, Colômbia, Curaçao, Equador, Peru, Trindade e Tobago e Uruguai por meio da marca DIRECTV. O app DIRECTV GO está disponível na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru e Uruguai.
A AT&T vem lutando há anos para separar ou encontrar compradores interessados na divisão de TV por satélite da América Latina, o que tem sido um desafio desde que foi adquirida com o restante da DirecTV em 2015.
Meses depois de fechar o negócio, a AT&T deu baixa de US$ 1,1 bilhão em seus negócios na DirecTV na Venezuela devido à instabilidade política no país.
Em 2018, a AT&T abandonou os planos de vender uma parte da Vrio por meio de uma oferta pública inicial, mesmo depois de reduzir o número de ações e reduzir o preço-alvo.
Em maio de 2020, a AT&T fechou o negócio na Venezuela e seguiu com um prejuízo de $ 2,2 bilhões um mês depois. A empresa deve divulgar seus resultados financeiros trimestrais nesta quinta-feira, antes da abertura dos mercados financeiros.
Werthein é um conglomerado familiar latino-americano com mais de 100 anos, com interesses que vão do agronegócio à tecnologia, incluindo a Telecom Argentina SA.
“Nossa visão para o futuro é maximizar essas marcas líderes de entretenimento na América Latina, mantendo sua liderança e aumentando sua proposta de valor investindo em tecnologia e conteúdo”, comentou sobre a operação Darío Werthein, do Grupo Werthein, segundo diferentes meios de comunicação argentinos.
A AT&T está descartando seus negócios de vídeo e entretenimento nos EUA para se concentrar em seus serviços sem fio e de internet. A empresa planeja desmembrar suas operações de filmes e TV da WarnerMedia em uma nova empresa com a Discovery.
A AT&T está em negociações para vender o Xandr, sua unidade de publicidade digital, para a empresa indiana InMobi, depois de desistir de se tornar um grande player em anúncios online – uma área dominada pelo Google e pelo Facebook.
O negócio com a Vrio deve ser fechado no início de 2022. A participação de 41,3% da AT&T na Sky Mexico não faz parte do negócio, disse a empresa.
Fonte: O Globo