spot_img

Black Friday fraca? Não para a Amazon e Shopee; veja os produtos mais vendidos

Duas das principais varejistas estrangeiras com operação no Brasil comemoram os números da semana da Black Friday

Pelo segundo ano consecutivo, a Black Friday no Brasil frustrou as expectativas, deixando tanto lojistas quanto consumidores desapontados. Segundo dados da Neotrust, o faturamento recuou 14% e o número de pedidos diminuiu 13,7% do período que compreende a quinta-feira, véspera da Black Friday, até meio-dia de sábado, em comparação com o mesmo intervalo de 2022.

Diversos fatores contribuíram para explicar os resultados abaixo do esperado. O endividamento das famílias e as altas taxas de juros persistem, apesar de uma tendência decrescente. Além disso, grandes varejistas adotaram uma abordagem mais cautelosa na Black Friday deste ano, evitando cortes excessivos de margens e concentrando-se na rentabilidade da operação.

Apesar do cenário não tão otimista, alguns aspectos interessantes surgiram na Black Friday de 2023. As promoções se estenderam por mais dias, resultando no fortalecimento de novos períodos promocionais.

A noite de quinta-feira e a madrugada de sexta-feira experimentaram um aumento nas vendas. De acordo com a NielsenIQ Ebit, houve um pico à meia-noite, com um aumento de 20% nas vendas em relação ao mesmo período do ano anterior.

Quanto ao desempenho das grandes varejistas internacionais no Brasil, destacamos a performance da Amazon e da Shopee na Black Friday.

Na Amazon, a empresa celebrou um crescimento de 60% na semana da Black Friday em comparação com o mesmo período do ano passado na operação brasileira. Embora os números brutos não tenham sido divulgados, a varejista destacou os maiores crescimentos nas categorias de Eletrônicos e Videogames, Eletrodomésticos e Casa, Dispositivos Amazon e Itens de Beleza e Cuidado Pessoal. Além disso, a Amazon ampliou a entrega rápida, inaugurando 48 unidades de última milha e expandindo parcerias com empresas brasileiras.

Já na Shopee, que realiza duas Black Fridays em novembro, observou-se um aumento significativo nas vendas durante a semana em comparação com o ano anterior, sendo mais de 90% dos pedidos provenientes de vendedores brasileiros. Os cinco produtos mais vendidos durante a Black Friday foram Fritadeira Elétrica, Ventilador, Videogame, TV e Smartphone.

O Mercado Livre, plataforma de marketplace com sede na Argentina, também teve um destaque positivo, com um crescimento de 80% nas vendas brutas apenas no período que compreende a quinta-feira até as 17h de sexta-feira, superando as expectativas da empresa.

Em resumo, enquanto a Black Friday brasileira apresentou desafios, algumas tendências positivas e performances notáveis foram registradas por grandes varejistas nacionais e internacionais.

Fonte: Exame

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais