spot_img

BMW anuncia que novas motos vão frear e acelerar sozinhas

A BMW anunciou que vai introduzir o sistema de controle de velocidade adaptativo em suas motos, em breve. Isso significa que os modelos com a tecnologia poderão frear e acelerar sozinhos, como acontece já em muitos carros com essa tecnologia.

O sistema, chamado de “Adaptive Cruise Control”, vai controlar a velocidade da moto e a distância do veículo que está à frente. Ainda não se sabe a qual de suas motocicletas a tecnologia vai chegar, mas este tipo de sistema é indicado a modelos utilizados em longas viagens.

De acordo com a empresa, o objetivo é trazer mais conforto e segurança para o motociclista. Feito em parceria com a Bosch, o dispositivo vai se basear na velocidade escolhida pelo motociclista, como em um “piloto automático” convencional.

Mas, a partir daí, sensores vão detectar a velocidade do veículo mais a frente e, eventualmente, desacelerar e acelerar. Vão existir 3 níveis de distância escolhidos pelo usuário, e o sistema também vai atuar em curvas, se adequando a uma velocidade compatível, diz a fabricante.

Ainda não vai ‘andar sozinha’

A nova tecnologia mostrada pela BMW é apenas um passo para as motos se tornarem mais autônomas, um movimento que já está bem mais avançado nos automóveis. Com apenas duas rodas, esses veículos também precisam do equilíbrio para andar, mas já existem tecnologias que prometem “quebrar” essa barreira.

A própria BMW revelou sua “moto que anda sozinha”, em 2018, em uma R 1200 GS adaptada com a tecnologia; antes, em 2016, também mostrou um conceito que “nunca cai”.

Por sua vez, Honda e Yamaha estão trabalhando em tecnologias que ajudam o motociclista a se equilibrar na moto.

Fonte: G1

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais