spot_img

BRMalls aceita proposta de fusão da Aliansce Sonae e cria maior empresa de shoppings da AL

O mercado de shopping centers está prestes a passar por uma mudança significativa. Depois de quase cinco meses de relações tensas, com direito a indiretas pela mídia e até recurso no Conselho Administrativo de Defesa Econômica, Aliansce Sonae e BRMalls se entenderam e partem agora para formar o maior nome do setor na América Latina.

Antes arredio a um acordo, avaliando que as primeiras propostas não refletiam o valor de seus ativos e não geravam ganhos aos acionistas, o conselho de administração da brMalls deu o seu aval para a combinação dos negócios.

Em comunicado divulgado nesta sexta-feira, 29 de abril, a BRMalls afirmou que o colegiado entendeu que a operação “proporcionará uma nova companhia com liderança comercial, ganhos de escala, captura de sinergias e maior capacidade de investimento”.

“Nesse sentido, a BRMalls contribuirá com seu portfólio de ativos de alta qualidade, time excelente e capacidade de inovação, para criar a mais relevante e a melhor companhia de shopping centers da América Latina”, diz um trecho do comunicado.

O sinal positivo veio após a Aliansce Sonae apresentar uma terceira proposta de combinação de negócios em 18 de abril, oferecendo aos acionistas da BRMalls o pagamento de R$ 1,25 bilhão e a entrega de 326.339.911 ações, equivalente a 55,13% do capital social da companhia combinada.

A oferta na mesa representa um aumento de cerca de 17,2% em comparação com a relação de troca originalmente proposta pela Aliansce Soane em 4 de janeiro, considerando o preço em que seus papéis fecharam ontem.

Ela também embute um prêmio de 25,3% com relação ao preço das ações da BRMalls, considerando a cotação do dia anterior à divulgação da primeira proposta de combinação de negócios e um prêmio de múltiplo EV/Ebitda para 2022 de 37,2%.

Agora, a proposta precisa passar pelo crivo dos acionistas da BRMalls, que convocará uma assembleia-geral extraordinária nos próximos dias.

Se passar, a união resultará na criação da maior empresa de shopping centers da América Latina, com um total de 69 shopping centers e um valor de mercado combinado de R$ 13,4 bilhões, considerando o fechamento de ontem.

A BRMalls conta com shoppings conhecidos em seu portfólio, como o Shopping Villa Lobos, em São Paulo, somando uma área bruta locável (ABL) total de 1,2 milhão de metros quadrados. A Aliansce possui um ABL total de 1,4 milhão de metros quadrados, com destaque para o Shopping Leblon, no Rio.

As vendas anuais deste novo player somam R$ 38,5 bilhões, dando a ele capacidade de competir com os principais nomes do e-commerce. A empresa combinada entre BRMalls e Aliansce Sonae teria o terceiro maior GMV, atrás de Mercado Livre, com R$ 48 bilhões, e Magazine Luiza, com R$ 44 bilhões.

Fonte: Neofeed

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais