spot_img

Chefe do FMI vê ‘alto grau de incerteza’ no cenário global

A chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI) disse nesta segunda-feira (18) que as perspectivas econômicas globais permanecem altamente incertas devido à pandemia de coronavírus e que uma crescente divergência entre países ricos e pobres exige que o FMI encontre mais recursos.

A diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, disse que uma nova alocação da moeda do próprio Fundo, Direitos Especiais de Saque (SDRs, na sigla em inglês), ajudaria a dar aos países mais espaço fiscal para enfrentar a crise de saúde e acelerar o movimento para uma economia digital e verde.

Sob governo de Donald Trump, que está de saída da Casa Branca, os Estados Unidos, maior acionista do FMI, bloquearam tal movimento, argumentando que forneceriam mais recursos a países mais ricos, uma vez que a alocação seria proporcional à sua participação acionária.

A ministra sueca das Finanças, Magdalena Andersson, nova presidente do comitê consultivo do FMI, disse a jornalistas que estava claro que a necessidade de liquidez continuava grande e que consultaria os países-membros sobre opções para expandir a liquidez.

Georgieva disse que o FMI aumentou rapidamente o financiamento com condições melhores para mercados emergentes e economias em desenvolvimento, inclusive por meio de doação de cerca de US$ 20 bilhões em SDRs existentes, e que continuaria a desempenhar um papel importante. Mas ela ressalvou que medidas adicionais eram necessárias.

“Continuará a ser tão importante, ainda mais importante, sermos capazes de expandir nossa capacidade de apoiar países que ficaram para trás”, disse Georgieva.

Ela observou que a possibilidade de realizar uma nova alocação de SDRs –algo semelhante a um banco central imprimindo dinheiro– nunca foi retirada da mesa pelos membros do FMI e que alguns membros continuaram a discuti-la como possível ação.

Fonte: G1

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais