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Clientes reclamam que Nubank e Mercado Pago cadastraram Pix sem autorização

Clientes de instituições financeiras usaram as redes sociais para reclamar que Nubank e Mercado Pago teriam feito o cadastro da chave Pix automaticamente, sem autorização prévia do usuário. O cadastro para uso do Pix, novo sistema de pagamentos instantâneo, começou no último dia 5 e é opcional. O Pix foi criado pelo Banco Central, é gratuito para pessoas físicas e é uma opção ao DOC e à TED.

O Mercado Pago afirmou que “não cadastra uma chave Pix sem o consentimento do usuário. A empresa reforça que não há efetivação do cadastro sem que o cliente dê o consentimento aprovando o registro de sua chave no aplicativo do Mercado Pago”.

A resposta original não esclarecia por que então os clientes reclamaram. O UOL enviou nova pergunta sobre isso, e o Mercado Pago disse que foram queixas “pontuais”: “As reclamações são bem pontuais e pode ter ocorrido o cadastramento sem que o usuário atentasse à sua conclusão. O processo é muito novo e estamos passando todas as informações necessárias para apoiar a todos”, informou, em nota.

Em nota, o Nubank afirmou que “todas as chaves foram cadastradas com a devida autorização dos clientes”. “Preparamos cuidadosamente um fluxo prático e simples de comunicação e, no dia 05/10, enviamos pedido de consentimento via aplicativo a todos os clientes que haviam feito o pré-cadastro”, diz a nota.

O Nubank também não esclarece o que teria motivado as reclamações. O UOL voltou a questionar a fintech, mas não obteve resposta até a publicação deste texto.

O BC afirmou, em nota, que “monitora e supervisiona continuamente o processo de cadastramento de chaves Pix” e que “caso detecte irregularidades nesses processos, incluindo eventuais cadastramentos indevidos, o Banco Central punirá os infratores nos termos da regulação vigente”.

Fonte: Uol

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