quinta-feira, maio 6, 2021
Outros

    Com GPA de volta, Rappi dá mais um passo no plano de ser “super app”

    Em Destaque

    “Há muitos Mercados Livres para nascer na AL”, diz Nicolas Szekasy, do Kaszek

    Quando os argentinos Nicolas Szekasy e Hernan Kazah deixaram o Mercado Livre, empresa que tinham cofundado, para criar a...

    Bradesco espera perder receita com Pix e WhatsApp Pay, mas tem substituto

    A chegada da ferramenta de transferências de dinheiro via WhatsApp , assim como o Pix , vai 'morder' um pedaço da...

    Companhia low-cost de fundador da Azul fecha acordo com Embraer

    A Breeze Airways – companhia criada pelo fundador da Azul – assinou um contrato com a Embraer para fazer...
    Profiting Consultinghttps://www.profiting.com.br
    (11) 4195-6888 - presidencia@profiting.com.br

    O Grupo Pão de Açúcar (GPA) surpreendeu no final de fevereiro ao anunciar que não iria mais usar somente seu aplicativo de entregas, o James Delivery, para chegar até o cliente final. A decisão da empresa beneficiou a empresa colombiana Rappi, que fechou um contrato para voltar a vender os produtos do grupo na sua plataforma.

    Segundo Ana Bogus, diretora global de Supermercados, Farmácias e Bebidas do Rappi, a meta é cobrir toda a rede do GPA em até dois meses. “Com o retorno deles, melhoramos ainda mais nossa oferta no aplicativo nas principais cidades brasileiras onde o GPA atua”, afirma a diretora.

    A parceria dá direito a operar com as marcas Extra, Pão de Açúcar e Minuto. Só nos primeiros dez dias, as empresas já lançaram a operação conjunta em São Paulo, Recife e Fortaleza e devem chegar a pelo menos mais cinco cidades nas próximas duas semanas. Para atender essas oito regiões, a Rappi está contratando 300 shoppers — os profissionais responsáveis por selecionar os produtos dos clientes dentro dos supermercados.

    Para a Rappi, ter um grupo de abrangência nacional dentro do aplicativo é uma boa vantagem competitiva na vertical de supermercado, que disputa espaço com players como iFood e B2W. “Com a chegada do principal varejista do continente ao app vem também um tráfego orgânico de clientes bastante fiéis às bandeiras do GPA, como Pão de Açúcar e Extra, que passarão a ter com o Rappi mais uma opção para receber os produtos de suas lojas favoritas”, diz Bogus.

    Fortalecer a vertical de supermercados é um dos planos da empresa colombiana, fundada em 2015, para se consolidar como um super aplicativo latino-americano. O conceito, popularizado pelas grandes companhias chinesas WeChat e AliPay, consiste em reunir em um lugar só os programas usados com muita frequência pelos usuários, como os apps de mensagem, com os abertos esporadicamente, como o de lojas online.

    A pandemia deu um empurrão nos planos. Segundo a companhia, 71% dos usuários já compram produtos em mais de uma das verticais (restaurante, supermercado, varejo). A alta recorrência de compras também estimulou o crescimento do Prime, serviço de assinatura que garante frete grátis nas entregas, que triplicou o número de assinantes de fevereiro de 2019 a 2021.

    Além disso, só a frente de supermercados, farmácias e bebidas cresceu 80% desde março do ano passado, quando as recomendações de isolamento começaram. Mas para o Rappi, ainda é só o começo. “Temos um potencial gigante de crescimento na América Latina, onde a penetração do e-commerce no varejo alimentar é de 0,5% em um mercado de 450 bilhões de dólares. Tem espaço para gente buscar os usuários que ainda não entraram no digital”, afirma Bogus.

    Segundo a diretora, para isso, é necessário ajudar os consumidores menos familiarizados com tecnologia a usar o aplicativo, assim como mostrar aos usuários frequentes do delivery de refeições que é possível ter boas experiências com entregas de supermercado. “Não abrimos nossas metas, mas queremos chegar no final do ano com muito mais penetração nas entregas do varejo alimentar brasileiro.”

    Fonte: Exame

    Serviços

    Últimas Notícias

    Xiaomi traz ao Brasil seu 30º smartphone em dois anos

    A chinesa Xiaomi traz ao Brasil a partir de hoje dois novos smartphones chamados Redmi Note 10 Pro e...

    Marcas europeias ameaçam boicotar produtos do Brasil devido a política ambiental

    O Projeto de Lei (PL) 510/21, que altera regras de regularização fundiária em terras da União e do Incra...

    Veja outras matérias