spot_img

Autorizado a venda de anorexígenos em SP

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo  confirmou a validade da Lei Federal nº 13.454/2017 que trata da comercialização dos anorexígenos anfepramona, femproporex, mazindol e sibutramina para tratamentos de obesidade. A decisão contraria o entendimento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e dos órgãos de fiscalização a ela subordinados, que proíbem a venda desses medicamentos.

“De um lado temos uma lei federal que autoriza a venda e de outro a RDC 50/2014, da Anvisa, que veda tal comercialização. Prejudicado sempre pelas interpretações abusivas e ilegais da agência, o setor magistral recorreu ao poder judiciário, procurando amparo legal em busca de um direito”, afirma Dr. Elias José dos Santos, sócio do Benincasa & Santos Sociedade de Advogados. Com pouco mais de dez anos de atuação, o escritório é referência em temas ligados ao direito sanitário e farmacêutico.

Na decisão, o desembargador relator do Tribunal de Justiça de São Paulo, Antônio Celso Faria, esclarece que a Lei autoriza expressamente a produção, a comercialização e o consumo desses produtos sob prescrição médica. Mais do que isso: ela se sobrepõe a qualquer resolução de órgãos de fiscalização.

O TJ paulista também negou seguimento ao recurso da Vigilância Sanitária e determinou que a agência se abstenha de efetuar qualquer tipo de sanção às farmácias.

A sentença cria uma jurisprudência dentro do Tribunal de Justiça e abre portas para outras deliberações. “Nosso escritório sempre prezou pelos interesses do setor magistral e, com isso, reafirmamos a importância da decisão e a necessidade de se respeitar uma lei federal hierarquicamente superior”, finaliza Santos.

Fonte: Panorama Farmacêutico 

Foto: Divulgação – Dr. Elias José dos Santos, sócio do Benincasa & Santos Sociedade de Advogados

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais