quarta-feira, julho 15, 2020
Outros

    Como era a situação financeira da TAM antes da fusão com a LAN?

    Em Destaque

    Eneva tem nova proposta pela AES Tietê em disputa que balança o mercado

    Uma disputa no setor elétrico está balançando o segmento de energia e sendo acompanhado de perto por...

    Fábricas deixam a Argentina e migram para o Brasil

    Ao menos três empresas do setor automotivo anunciaram, nas últimas duas semanas, o fechamento de fábricas na...

    Agora vai? Os movimentos de Guedes para encampar a reforma tributária

    Há mais de um ano o país se prepara para receber a proposta de reforma tributária do...

    Em meio à Recuperação Judicial do grupo LATAM, muitas pessoas têm questionado se a fusão entre TAM e LAN foi algo bom, e se realmente era necessária.

    O ano era 2010. A então brasileira TAM e a chilena LAN anunciaram uma fusão, vista como o negócio do ano na aviação, que iria unir duas gigantes do setor na América Latina.

    As empresas tinham uma longa relação, com um code-share amplo, que praticamente dominava por completo os voos entre Brasil e Chile.

    Vale lembrar que este acordo foi mantido mesmo depois da entrada da TAM na Star Alliance, meses antes do anúncio da fusão no ano de 2010, enquanto a LAN pertencia a outra aliança, a oneworld.

    Esse fato, na época, já alimentou rumores sobre uma possível sinergia das empresas, que continuavam parceiras mesmo sendo de alianças opostas.

    O acordo das empresas foi feito em agosto de 2010 e concluído em 2012. A nova marca foi anunciada em 2015 e, desde então, a empresa tem se chamado oficialmente LATAM.

    Agora, com a Recuperação Judicial solicitada pelo grupo em todas as suas subsidiárias com exceção de Brasil, Argentina e Paraguai, surgiram várias teorias sobre se a fusão teria fortalecido mesmo as duas empresas ou não.

    Decidimos voltar no tempo e analisar como era o desempenho das empresas antes da fusão, no período de transição e depois como uma só empresa.

    Para isso, consultamos os balanços financeiros da LATAM e da TAM Linhas Aéreas S/A, disponíveis no site da LATAM e também no arquivo da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

    Os dados e gráficos

    Como referência exposta pela própria empresa nos seus relatórios, utilizamos na análise o Lucro Líquido após todos os descontos, incluindo impostos, participação de acionistas, etc.

    Destacamos que podem existir pequenas diferenças entre o que foi publicado em alguns documentos e o refletido nos gráficos abaixo, por questão de auditorias e ajustes feitos pela companhia que só se refletem em relatórios seguintes.

    A única exceção será referente ao último trimestre de 2011 (4Q11), no qual os arquivos disponíveis na página da LATAM estão mostrando o resultado do mesmo período de 2010 (4Q10), possivelmente por alguma falha de upload de arquivo no sistema.

    Abaixo, visualizamos o lucro líquido da TAM de 2007 até o segundo trimestre de 2010, quando então o acordo foi selado para formar a LATAM. Logo em seguida, o mesmo referente à LAN.

    TAM Linhas Aéreas 2007 ~ 2010
    LAN Chile 2007 ~ 2010

    Vale lembrar que os valores expressos nos resultados da LATAM são em reais brasileiros, e os da LAN em dólares americanos, uma vez que o objetivo é apenas identificar lucros e prejuízos de cada uma. No caso da chilena, nota-se que ela não apresentou prejuízo nos anos anteriores à fusão, mas apenas em um único trimestre (2Q09).

    A maior queda em ambas foi no período pós-crise financeira de 2008, e houve ainda um retorno da tendência de queda no período pré-anúncio de fusão. Pelo gráfico da TAM, é possível notar que a brasileira sempre esteve oscilando em torno da linha que separa prejuízo e lucro.

    LATAM Airlines Group

    Abaixo está o desempenho das duas empresas no período entre o anúncio da fusão (agosto de 2010) e o início da listagem nas bolsas de valores como empresa unificada em 2012:

    Vale lembrar que, como já citado antes, no gráfico acima excluímos os dados de ambas as empresas sobre o 4Q11 (os valores estão no zero) pelo fato da TAM não disponibilizar os mesmos, porém, a título de referência, o da LAN é da cifra de $112,5 milhões de dólares de lucro líquido. Para os valores da TAM que são dispobinilizados em reais, utilizamos o dólar médio do período, de R$1,78.

    Por fim, abaixo temos o nosso último gráfico, do desempenho (ano a ano) da empresa após a sua fusão, com dados em dólares americanos:

    Neste último, é notável o efeito da crise pela qual o Brasil passou de 2014 até 2016, com o auge da recuperação em 2018 e 2019 no período de pré-crise da atual pandemia.

    Conclusões

    Pelo comparativo entre períodos pré e pós-fusão, fica claro que as companhias buscavam uma maior solidez, o que é o caso da maioria das empresas que buscam uma fusão com concorrentes diretas ou indiretas.

    Pelo gráfico antes e depois, é possível ver que isso foi atingido, já que a empresa teve um desempenho bem melhor após a fase de transição do que os máximos que ambas tinham individualmente antes.

    Mesmo com a crise de 2015 sendo pior que a de 2008 no Brasil, a empresa unificada teve um prejuízo menor do que a TAM teve sozinha na depressão da década anterior, assim como seu lucro líquido foi recorde em 2018.

    Fonte: AeroIn

    Serviços

    Buscamos Sócios Empreendedores

    Estamos selecionando empreendedores, em âmbito nacional,  que possuam negócios que precisam ser profissionalizados ou re-estruturados. Os segmentos a seguir...

    Recuperação de tributos próprios

    Sua empresa pode melhorar o fluxo de caixa se houver créditos tributários nos últimos 5 anos.

    Há sempre possibilidades de melhorias

    "O Brasil possui excelentes profissionais de consultoria. Nesta crise é necessário muita dedicação na busca de soluções para os problemas. Em situações...

    Quanto a minha empresa perdeu de valor na Pandemia?

    Algumas empresas aumentaram seu valor na pandemia. Outras, perderam. É importante saber qual o ganho ou qual a perda nesse momento? A...

    Pré Auditoria

    A Profiting, utiliza o serviço de Pré Diligência, como procedimento básico para qualquer negociação de venda de uma empresa cliente. Com foco...

    Últimas Notícias

    Retomada da medição da Enel aumenta conta de luz em até 100%

    A retomada da medição presencial de luz feita pela distribuidora de energia elétrica Enel São Paulo elevou...

    Padtec se prepara para captar recursos na Bolsa

    A Padtec concluiu a última etapa do processo de incorporação de suas ações pela Padtec Holding, antiga...

    Veja outras matérias