spot_img

Confiança da indústria despenca 5 pontos em março: “expectativas menos positivas”

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) recuou 5,1 pontos em março e chegou a 54,4 – mesmo patamar do início de 2017. Aferido no início de março, este resultado é a terceira queda mensal consecutiva do índice, que era de 60,3 em março de 2020, quando os efeitos da pandemia começaram a ser sentidos no Brasil.

O forte recuo de 5 pontos é, também, a maior queda consecutiva da série histórica, ficando atrás apenas do baque causado pela greve dos caminhoneiros, em 2018, e pelo início da pandemia no Brasil, há um ano. Para a Confederação Nacional da Indústria, que ouviu 1267 empresas de pequeno, médio e grande porte, os resultados divulgados nesta quarta-feira (10) “inspiram cuidados”.

Medido desde 2014, o ICEI é composto por uma avaliação das condições atuais da economia brasileira e suas empresas, e também por uma sondagem das expectativas em relação ao futuro. Ambas as medições registraram forte queda em março de 2020, seguida de uma “recuperação em V” que se consolidou no final do ano. Desde então, a trajetória é de queda.

No primeiro caso, do Índice de Condições Atuais, houve uma queda de 4,3 pontos, chegando à marca de 48,9 em março – abaixo da linha divisória dos 50 pontos, o que indica uma avaliação de piora do cenário econômico. Já o Índice de Expectativas caiu 5,4 pontos, para 57,2, o que ainda indica otimismo para os próximos seis meses, mas em um patamar menor do que registrado anteriormente.

Fonte: Exame

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais