spot_img

Crise dos serviços se aprofunda em maio, com recuo de 0,9% ante abril

Os dados mostram que setor ainda segue muito abaixo do nível pré-pandemia. Na comparação com o mesmo período do ano passado, despencou 19,5%. Em maio, o volume de serviços encontra-se 27,9% abaixo do recorde histórico, em novembro de 2014.

Setor de serviços ainda vai demorar mais do que varejo e indústria para se recuperar do tombo. Queda do volume de maio surpreende negativamente (embora reconhecida dificuldade de projeção).

“Essa taxa de -0,9% mostra um aprofundamento de um cenário que já era muito desfavorável para o setor de serviços. Ter um resultado ainda negativo quando a comparação é feita com abril, mês que tivemos o pior resultado da série histórica (-11,9%), é bastante significativo”, ressalta Rodrigo Lobo, gerente do IBGE.

Economistas afirmam que o setor deve ser o último a sair da crise provocada pela Covid-19, uma vez que boa parte ainda sofrerá com os impactos das medidas para coibir o avanço da doença.

Este é o último indicador da economia para maio divulgado pelo IBGE. Com os números positivos da indústria e comércio, acima do previsto por analistas do mercado financeiro, economistas devem começar a revisar as projeções para o segundo trimestre de 2020, que eram de queda de dois dígitos.

A queda, no entanto, será severa e ainda não indica uma recuperação rápida. Segundo o Boletim Focus, do Banco Central, a estimativa de retração do PIB nesse período é de 12%. Para o ano, a mediana é de 6,5%, a mediana é de 6,5%, a maior retração em 120 anos.

Fonte: Exame

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais