spot_img

Deputado pede que Cade avalie impacto de compra da Latam Brasil pela Azul

A notícia de que a Azul Linhas Aéres estaria interessada em comprar a subsidiária brasileira da Latam levou o deputado federal Eduardo Bismarck (PDT-CE) a apresentar um requerimento ao Cade, vinculado ao Ministério da Justiça, para avaliar o impacto da eventual aquisição no sistema de transporte de passageiros no país.

A informação circulou recentemente no noticiário, mas o CEO do grupo Latam, Roberto Alvo, disse que a companhia não está à venda.

Bismarck apresentou uma série de questionamentos ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica, para saber qual a viabilidade jurídica da possível compra e o risco de concentração ou monopólio de mercado com a eventual operação.

O parlamentar também indagou se o Cade está acompanhando a operação, levando em conta sua sua função preventiva para coibir condutas anticompetitivas, e se pretende tomar providências para evitar que a aquisição tenha efeitos danosos ao mercado.

Para o deputado, a compra, se concretizada, poderia “desencadear graves e impactantes consequências”, como o aumento de poder de mercado, com rotas operadas por apenas uma empresa, o que impactaria em preços mais altos.

Fonte: Veja

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais