spot_img

Desmatamento na Amazônia em abril é o maior da história. Saiba onde ocorre

Área desmatada fica acima de 1.000 Km² pela primeira vez desde o início da série histórica, segundo dados do Deter/Inpe

O desmatamento em abril de 2022 alcançou 1.012,5 km2, segundo dados do Deter/Inpe. Além de ser o maior registro para o mês de abril em toda a série disponível do Deter/Inpe, também é o primeiro registro de desmatamento mensal acima de 1.000 km2 entre outubro e abril, considerando a mesma série.

De maneira geral existem tendências de maior ou menor intensidade de atividades que causam alterações na cobertura florestal na Amazônia ao longo do ano e nessa época os registros de desmatamento costumam ser menores, por se tratar de uma época de chuvas na maior parte da região. Isso se deve tanto a fatores externos, como a dificuldade de acesso, quanto a fatores inerentes ao próprio processo de desmate, como o frequente uso do fogo para a limpeza da área recém-desmatada. Além disso, a presença de nuvens nas imagens de satélite dificulta o monitoramento de algumas áreas, podendo contribuir para a diminuição na identificação de desmatamento durante o período chuvoso.

No entanto, os números estão preocupando agora, no final da estação chuvosa: a área desmatada entre janeiro e abril de 2022 identificada pelo Deter/Inpe foi de 1.954 km2, mais que o dobro da média para o período, que é de 959 km2.

Onde este desmatamento está ocorrendo?

Segundo a Sala de Situação da Amazônia, sistema do Inpe que analisa o desmatamento identificado pelo Deter, as regiões mais afetadas foram o sul do Amazonas e o sudoeste do Pará. Estas áreas vêm se destacando continuamente, mostrando que apesar de todo o recurso de monitoramento empregado, que tem permitido identificar com maior eficiência as áreas desmatadas, as atividades de desmatamento continuam ocorrendo com grande intensidade, exigindo a evolução também das estratégias de fiscalização para proteger a floresta.

Os municípios com maior área desmatada identificada esse mês foram: Lábrea-AM (107 km2), Altamira-PA (94 km2), Apuí-AM (86 km2), Colniza-MT (74 km2) e Novo Progresso-PA (67 km2). Entre elas, chama a atenção o caso de Novo Progresso, onde 56,4% do desmatamento foi identificado em unidades de conservação.

Fonte: Exame

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais