spot_img

Dois players do mercado farmacêutico criam startup

Farmácia Indiana e Rede Drogal lançam empresa para estimular surgimento de startups

Dois dos mais importantes players do mercado farmacêutico brasileiro uniram esforços na criação de uma nova empresa. A Farmácia Indiana e a Rede Drogal anunciam oficialmente no próximo dia 10 (segunda-feira), em São Paulo (SP), a criação da Farma Ventures – primeira venture builder do setor com o propósito de estimular o advento de projetos inovadores nas áreas de saúde e varejo.

As venture builders atuam como verdadeiras fábricas de startups, propondo o compartilhamento de recursos jurídicos, contábeis, de infraestrutura e marketing, entre outros. Ao romper métodos convencionais baseados em investimentos de capital de risco, aceleradoras e incubadoras, o modelo aperfeiçoa o processo de inovação, com redução de custos e mais segurança para investidores-anjos.

Para viabilizar a iniciativa, as redes aliaram-se à Top Capital e à FCJ Venture Builder. “Em 2019 instituímos um comitê de inovação na Drogal e, buscando um modelo mais disruptivo, optamos por seguir esse caminho, uma vez que fazê-lo sozinho poderia se tornar um processo longo e mais oneroso”, comenta Marcelo Cançado, diretor administrativo da Rede Drogal. “A criação de uma empresa com estrutura desmembrada das duas redes potencializa e agiliza o acesso a inovações e tecnologias, para aprimorar a experiência do cliente e nossos processos logísticos, entre outras melhorias”, acrescenta o presidente da Indiana, Alexandre Mattar.

Um encontro de networking do setor representou a inspiração inicial para a parceria. Foi quando as redes enxergaram sinergia e necessidades comuns das duas redes. Ambas pavimentaram suas estratégias de crescimento no interior e ocupam posições próximas no ranking veiculado anualmente pela Abrafarma. Com 110 lojas na Bahia, no Espírito Santo e em Minas Gerais, a Indiana é a 11ª maior empresa do varejo nacional em faturamento e a 10ª em consumidores atendidos. Já a Drogal é a 12ª em faturamento e a 9ª em volume de clientes, contabilizando 170 unidades no estado de São Paulo.

“Realizamos um levantamento de todas as demandas que se apresentam ao varejo no dia a dia, seja no relacionamento com clientes, na área logística, administrativa e de sistemas. A Farma Ventures fará a busca por projetos que atuem diretamente nessas questões”, explica Cançado. “Queremos trazer inovação para dentro da empresa, de maneira mais rápida e com quem realmente sabe fazer e tem conhecimento do negócio”, acrescenta.

O evento de lançamento contará com a presença de cerca de 70 indústrias e possíveis investidores.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Foto: Marcelo Cançado (Drogal) e Alexandre Mattar (Indiana): Reprodução / Divulgação

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais