spot_img

Economia do Reino Unido vai despencar mais de 10% e dívida saltará em 2020, prevê Moody’s

O Reino Unido sofrerá a mais acentuada contração do Produto Interno Bruto (PIB) dentre as principais economias neste ano, alertou a agência de classificação de risco Moody’s nesta sexta-feira, e a crise do coronavírus elevará a dívida pública como proporção do PIB em quase um quarto.

A Moody’s afirmou que o último pacote de estímulo do governo do Reino Unido, de 30 bilhões de libras e anunciado nesta semana, ajudará numa recuperação econômica gradual, mas acrescentará mais pressão à situação fiscal do Reino Unido.

“A relação dívida pública/PIB do Reino Unido provavelmente aumentará em 24 pontos percentuais ou mais em relação aos níveis de 2019”, escreveu em nota um grupo de analistas da Moody’s nota, prevendo que a dívida baterá 109% do PIB neste ano.

“Prevemos uma contração de 10,1% no PIB do Reino Unido neste ano, mas esperamos uma recuperação subsequente gradual na esteira da flexibilização em medidas de paralisação, com o crescimento recuperando-se para 7,1% no próximo ano.”

A Moody’s atribui rating “Aa2” ao Reino Unido, com perspectiva negativa, após uma série de rebaixamentos desde que o país votou por deixar a União Europeia (UE), em meados de 2016.

Também nesta sexta, a Fitch, outra agência de classificação de risco, afirmou esperar agora que a economia do Reino Unido encolha 9% neste ano, ante projeção anterior de contração de 7,8%, e que o déficit orçamentário salte para até 17% do PIB.

O Reino Unido está a caminho de levar a dívida pública aos níveis da Segunda Guerra Mundial, embora o governo tenha dito que as finanças voltarão para um nível sustentável no médio prazo.

“Nossa projeção estima que a contração no ciclo econômico para o Reino Unido será mais acentuada do que para qualquer outra economia do G20, levando em conta nossa visão de que a persistente incerteza em torno do Brexit atrasará a recuperação no segundo semestre do ano”, disse a Moody’s.

Fonte: Money Times

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais