spot_img

Escritório de advocacia desestruturado

“Há novas maneiras de gerar receita. Quando você realmente começa a pensar em como, percebe que todo o modelo de negócios pode mudar. Os escritórios de advocacia estão se desestruturando”, Richard Tromans, fundador da Tromans Consulting.

O Legal Week, evento da advocacia americana que aconteceu entre os dias 8 e 11 de março, em Nova York, apresentou, entre muitos, um painel de debates sobre os modelos de expansão geográfica das sociedades de advogados.

Diferente do mercado brasileiro, muitas vezes restrito às fronteiras da origem dos fundadores, o mercado da advocacia dos Estados Unidos, apresenta há muitos anos uma vocação expansionista, que resultou no crescimento de muitas bancas de advogados.

Por exemplo, o estado do Texas se tornou um importante local de expansão dos grandes escritórios, as Big Law, nos últimos anos, porque as bancas seguiram o fluxo de dinheiro de investimento de capital de risco e incentivos fiscais, que estimularam uma vibrante comunidade empresarial de startups e tecnologia, afirmou Patrick Fuller, vice-presidente e gerente geral da ALM Intelligence, que afirmou que os líderes dos escritórios de advocacia devem procurar esses indicadores para saber onde abrir a seguir. 

Trish Lilley, diretora de marketing e desenvolvimento de negócios do Stroock & Stroock & Lavan, o 179° maior escritório do mundo em faturamento, 260 milhões de dólares, segundo o índice Global 200, com 236 advogados, afirma que cada escritório de advocacia tem sua própria estratégia de expansão para um novo mercado.  Tendo passado uma década no mesmo cargo no Fox Rothschild, o 90° maior do mundo, com um faturamento de 580 milhões de dólares e 875 advogados, Lilley disse que seu ex-escritório de advocacia se sentia mais à vontade para entrar em um novo mercado aproveitando uma aliança com um escritório local de 20 a 30 advogados. 

O debate assume relevância a partir da invasão da Ucrânia pela Rússia e do êxodo dos grandes escritórios americanos desses dois países nas últimas semanas, e acelera o debate sobre outra fronteira de expansão conflituosa que é Hong Kong. Lisa Shuchman, editora executiva da Law.com International, disse que as empresas estão mudando sua estratégia da Ásia para longe da China. Muitos escritórios de advocacia fundados no Ocidente, que há muito têm um escritório satélite em Hong Kong, estão agora direcionando seus esforços de crescimento para os mercados do Sudeste Asiático, às vezes saindo de Hong Kong por completo, à medida que as tensões sobre o governo autoritário da China continuam aumentando.

“Se você quer trabalhar na China, precisa trabalhar em Hong Kong. Mas as empresas não querem ser centradas na China”, disse ela, apontando para Cingapura, Vietnã e Filipinas como países cujos setores de tecnologia e startups têm sido receptivos a escritórios de advocacia em expansão.

Os líderes dos escritórios de advocacia não devem apenas ficar de olho nos mercados emergentes que podem ser definidos geograficamente, especialmente porque o trabalho jurídico da era da COVID ensinou ao setor que pode funcionar de forma tão produtiva remotamente, sem custos indiretos que reduzam os lucros, disseram os participantes do painel. Robyn Addis, diretora de operações da Legal Internet Solutions Inc., disse que o espaço virtual é em si um mercado jurídico emergente. “Muitos dos relatos dizem que os líderes das bancas de advogados querem manter uma presença física porque o que os associados farão quando não tiverem a oportunidade de se misturar e conviver com os sócios seniores?” 

Em contraponto a esse pensamento Addis pondera que em vez disso, os escritórios agora podem dizer aos associados: ‘Temos mais dinheiro para trazer você conosco para uma reunião com o cliente’, então é apenas uma questão de reimaginar como será essa oportunidade.

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais