spot_img

Evitar o aquecimento global custa menos que consertar danos, diz pesquisa

Combater as mudanças climáticas sairá muito mais barato do que lidar com suas consequências. No longo prazo, os danos econômicos do aquecimento global chegarão a 1,7 trilhão de dólares por ano até 2025 e, após isso, cerca de 30 trilhões de dólares anualmente até 2075. As projeções são de uma pesquisa global conduzida pelo Instituto de Integridade Política da escola de direito da Universidade de Nova York.

Participaram ao todo 738 economistas com experiência em mudanças climáticas e que publicaram pelo menos um artigo sobre o tema em alguma importante publicação de economia. Foram feitas perguntas sobre os riscos das mudanças climáticas, estimativas de danos econômicos e perspectivas de redução de emissões.

A pesquisa mostra que 74% dos economistas vêem a ação “imediata e drástica” como necessária para evitar que as alterações do clima causem prejuízos crescentes ano a ano, um acréscimo de 24% em relação à resposta da versão de 2015 do relatório.

O relatório também mostra que há um consenso de que os custos das alterações climáticas pesarão mais no bolso dos países do que a implementação de políticas e tecnologias de neutralização de emissões. Mais da metade (66%) dos entrevistados concorda que alcançar emissões líquidas zero até 2050 superaria os custos para o desenvolvimento de projetos de energia limpa.

Parte dessa disparidade de custos se deve ao barateamento de tecnologias como as de fontes solares e eólicas. Essa afirmação por si só seria capaz de justificar a necessidade de “esforços econômicos agressivos para redução de emissões, em linha com as metas do Acordo de Paris”, dizem os autores.

“Há um claro consenso entre esses especialistas de que o statu quo parece muito mais caro do que uma grande transição energética”, disse Derek Sylvan, diretor de estratégia do Instituto e coautor da pesquisa.

Desigualdade econômica

A grande maioria (89%) dos respondentes também afirmou que, se nada for feito, o aquecimento global será capaz de atenuar ainda mais a desigualdade de renda no mundo, especialmente entre países ricos e pobres. Com menos recursos financeiros para lidar com os efeitos das mudanças climáticas, os países pobres podem ficar para trás, estar mais expostos aos riscos ambientais e com danos econômicos irreversíveis

70% dos entrevistados também acharam que a desigualdade nacional entre diferentes classes sociais também vai piorar à medida que o mundo aquecer.

Fonte: Exame

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais