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Febre do delivery: os números das startups de entrega compradas pelas gigantes

Cada vez mais startups são adquiridas por grandes empresas. Segundo a empresa de inovação Distrito, o número de M&As envolvendo negócios escaláveis, inovadores e tecnológicos no primeiro semestre de 2020 cresceu mais de 300% e mais de 151% quando comparamos com os valores de 2018 e 2019.

Algumas corporações fizeram tais apostas há algum tempo: o Grupo Pão de Açúcar (GPA) comprou o aplicativo de entregas James Delivery em 2018. Já a Locaweb comprou o aplicativo de pedidos Delivery Direto em 2019.

A aposta se comprovou nos últimos meses: a pandemia acelerou ainda mais a demanda pelas startups que oferecem soluções para o delivery. Agora, Delivery Direto e James Delivery esperam continuar expandindo mesmo em tempos de novo normal.

Pedidos por aplicativo próprio
Alan Panossian
, cofundador da Delivery Direto, conversou com PEGN sobre o crescimento da solução que cria aplicativos de entrega para empresas. Apenas entre fevereiro e abril, o volume movimentado por meio da Delivery Direto cresceu quatro vezes.

“Vemos um mercado com hábitos consolidados tanto do lado dos restaurantes quanto do lado dos consumidores. No novo normal, prevemos manter uma taxa de crescimento maior do que a vista no pré-pandemia“, disse Panossian.

A ideia surgiu em 2016, a partir das reclamações dos estabelecimentos ouvidas em um negócio cofundado anteriormente por Panossian — o guia online Kekanto, também comprado pela Locaweb. A Delivery Direto cria aplicativos de entrega próprios principalmente para restaurantes. A ideia é que os negócios usem marketplaces como iFood e Rappi apenas para adquirir novos consumidores. Eles então serão convencidos a entrar no aplicativo próprio, pelo qual estabelecimentos fornecem descontos em troca de não pagar taxas por pedido que chegam a 30% nos marketplaces. A Delivery Direto cobra apenas uma mensalidade, no modelo software como um serviço (SaaS).

A startup, que hoje faz parte da Locaweb, atende mais de 1.800 estabelecimentos, como Cabana Burger, Fasano e Ráscal. O plano atual é atrair outros negócios que podem se beneficiar de um aplicativo próprio de entregas. Estabelecimentos de bebidas, fornecedores de botijões de gás e lojas de conveniência são alguns exemplos de varejos que já estão entre os atendidos pela Delivery Direto.

Entregas para além de restaurantes
A James Delivery também foi criada em 2016. Desde que foi comprada pelo GPA, em dezembro de 2018, a aplicação de entregas expandiu de Curitiba (Paraná) para 25 cidades.

No segundo trimestre de 2020, o número de pedidos aumentou 962% na comparação com o mesmo período do ano passado. Se consideramos apenas as compras de supermercados, o crescimento foi de 1.800%. Não se trata apenas de clientes acostumados à tecnologia: a base de consumidores com mais de 50 anos de idade triplicou.

A James Delivery atende 300 supermercados das bandeiras Extra e Pão de Açúcar, mas também entrega itens de lojas de shopping, medicamentos, produtos para pets e refeições. O número de estabelecimentos nessas outras verticais triplicou no mesmo período de comparação.

“Um dos principais desafios foi adaptar a plataforma para dar conta de um crescimento que esperávamos para outros anos, e que aconteceu em menos de três meses”, afirmou o cofundador Lucas Ceschin a PEGN. A James investiu em infraestrutura para velocidade de processamento e em contratação de mais separadores de pedidos. Também firmou uma parceria com a BR Mobile, alugando smartphones para esses shoppers.

A expectativa para o resto do ano é de crescimento. Mas a James prefere não falar em porcentagens. “O cenário é de altíssima volatilidade: nenhuma semana é igual à anterior. As aberturas e restrições das cidades são estudadas com muita diligência”, disse Ceschin.

Fonte: PEGN

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