spot_img

Fusões e aquisições e os impactos no mercado brasileiro

Notícias famosas de fusões e aquisições, como fusões e aquisições, continuam surgindo no mercado, principalmente devido ao atual aquecimento do ecossistema empresarial.

De acordo com a pesquisa “ABES / BR Angels / Solstic Advisors: Visões sobre Fusões e Aquisições na Atual Situação do Mercado Brasileiro” realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) e BR Angels Smart Network em julho e Solstic Advisors, 50,5% da empresários e Os executivos pretendem realizar fusões e aquisições nos próximos 12 meses.

O processo de M&A nada mais é do que uma operação financeira de compra, venda ou fusão corporativa, que visa melhorar a produtividade e eficiência de forma a maximizar lucros e trazer vantagens estratégicas.

É muito comum no mundo dos negócios, essa ação é útil para grandes empresas e start-ups porque afeta o mercado nacional, e o mercado interno começa a sentir o impacto desses movimentos.

Durante o processo de fusão, existe uma cooperação estratégica entre as empresas para complementar as atividades umas das outras.

Em uma aquisição, além do controle total da empresa adquirida, uma empresa também adquire outra empresa para melhorar e expandir seus negócios. Esses processos podem ocorrer quando grandes empresas fundem startups, ou mesmo grandes startups adquirem startups menores.

Neste último caso, é claro que as start-ups estão cada vez mais fazendo aquisições.
Segundo dados do distrito, 54% dos processos de M&A de empresas de tecnologia no primeiro semestre de 2021 foram realizados entre start-ups.

Portanto, as empresas mais estáveis ??do mercado buscam aumentar e diversificar seus portfólios de produtos ou serviços e encontrar novos talentos para sua força de trabalho.

No entanto, com todos esses movimentos de mercado, os empresários devem ter cuidado. Sem uma estratégia bem pensada e confiável, as empresas podem enfrentar riscos.

Para entender o negócio, o comportamento do mercado e a estrutura da empresa após o processo, é necessária uma análise minuciosa, pois isso afeta também colaboradores e consumidores.

Por outro lado, pelos benefícios desses negócios, quem sai ganhando nas fusões e aquisições é o mercado brasileiro.

Isso ocorre porque o processo ajuda a disseminar a excelente tecnologia desenvolvida pelas startups, e as startups muitas vezes não têm recursos para expandir na velocidade necessária e não podem atingir o impacto máximo.

O que é preciso ressaltar é que fusões ou aquisições podem ocorrer por determinados motivos, como internalizar soluções para dificuldades internas, ou mesmo “dar asas” a empresas start-ups.

Nesse ecossistema, as grandes empresas também enfrentam seus próprios desafios.

Com tantas mudanças tecnológicas e o comportamento do consumidor em constante transformação, instituições mais tradicionais podem ter dificuldades em acompanhar esse ritmo, por isso incorporar startups pode ser uma forma de não ficar para trás.

Elas já têm produtos e serviços inovadores que já alcançaram seu espaço no mercado, então, pode ser uma estratégia mais segura do que criar uma solução inovadora dentro da própria empresa.

O fato é que, com o ecossistema de tecnologia e inovação aquecido, soluções surgem o tempo todo e tanto startups quanto companhias expandem seus negócios em busca de novos públicos e ideias inovadoras.

O resultado dessas transações tem um impacto enorme no mercado e um saldo muito positivo, com diversidade de ideias e novas tecnologias.Com tantas mudanças tecnológicas e o comportamento do consumidor em constante transformação, instituições mais tradicionais podem ter dificuldades em acompanhar esse ritmo, por isso incorporar startups pode ser uma forma de não ficar para trás.

Elas já têm produtos e serviços inovadores que já alcançaram seu espaço no mercado, então, pode ser uma estratégia mais segura do que criar uma solução inovadora dentro da própria empresa.

O fato é que, com o ecossistema de tecnologia e inovação aquecido, soluções surgem o tempo todo e tanto startups quanto companhias expandem seus negócios em busca de novos públicos e ideias inovadoras.

O resultado dessas transações tem um impacto enorme no mercado e um saldo muito positivo, com diversidade de ideias e novas tecnologias.

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais