spot_img

Google anuncia instalação de novo cabeamento submarino de internet até 2022

O Google anunciou nesta terça-feira (28) a instalação de um novo cabeamento submarino particular para internet. Previsto para ser finalizado até 2022 e batizado de Grace Hopper, o cabo se estenderá dos Estados Unidos até o Reino Unido e a Espanha.

De acordo com a empresa, os cabos têm 16 pares de fibras óptica (32 no total) e estreiam uma nova tecnologia de comutadores que torna o cabeamento mais confiável do que os já existentes. A construção dos cabos será feita pela SubCom, de Nova Jersey.

“Grace Hopper é o primeiro cabo submarino do mundo a usar essa tecnologia, e estamos ansiosos para implantá-la em outros sistemas no futuro”, disse o Google em comunicado.

O Grace Hopper será o primeiro investimento do Google em uma rota privada do tipo para o Reino Unido e o primeiro em uma rota para a Espanha. Além disso, o projeto marcará a primeira ligação de cabos novos entre os EUA e o Reino Unido desde 2003.

Homenagem à Grace Hopper

Além do compilador e do COBOL, Grace Hopper foi a primeira a cunhar o termo 'bug' para se referir a um erro no sistema. À direita, uma mariposa colada a um relatório sobre o computador de cálculos Mark II — Foto: Wikimedia Commons, U.S. Naval Historical Center Online Library Photograph
Além do compilador e do COBOL, Grace Hopper foi a primeira a cunhar o termo ‘bug’ para se referir a um erro no sistema. À direita, uma mariposa colada a um relatório sobre o computador de cálculos Mark II

O batismo do novo cabeamento é uma homenagem à Grace Hopper (1906-1992), que atuou como analista de sistemas da Marinha dos Estados Unidos nas décadas de 1940 e 1950 e foi fundamental para o desenvolvimento da linguagem de programação COBOL.

Pioneira em ciência da computação, Grace também recebe o título de criadora do termo “bug” enquanto tentava solucionar um problema em seu computador. Ao abrir a máquina, ela teria encontrado um inseto morto. Daí o termo “bug”, inseto em inglês.

“Estamos entusiasmados em honrar o legado de inovação de Grace Hopper, investindo no futuro das comunicações transatlânticas com um cabo de fibra ótica de ponta”, disse o Google.

Fonte: G1

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais