spot_img

Governo edita MP que permite suspensão de contrato de trabalho por 4 meses

De acordo com a medida, o empregador poderá negociar individualmente uma “ajuda compensatória mensal”; MP ainda precisa ser aprovada no Congresso

O governo do presidente Jair Bolsonaro editou em edição extra do Diário Oficial deste domingo uma medida provisória que permite aos empregadores suspenderem os contratos de trabalho de seus funcionários por quatro meses sem pagamento de salário.

De acordo com o texto da medida, os contratos poderão ser suspensos pelo período por causa da pandemia do novo coronavírus e, se quiser, o empregador poderá negociar individualmente uma “ajuda compensatória mensal, sem natureza salarial”.

Também está previsto no texto que estes acordos individuais entre empregador e empregado estarão acima das leis trabalhistas pelo período, desde que respeitada a Constituição.

A medida também suspende o recolhimento para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) entre os meses de março e abril.

Outros pontos previstos pela MP são a antecipação de férias individuais, a concessão de férias coletivas, a previsão de teletrabalho (o home office) e o aproveitamento de feriados futuros em uma espécie de banco de horas às avessas.

Fonte:https://exame.abril.com.br/economia/governo-edita-mp-que-permite-suspensao-de-contrato-de-trabalho-por-4-meses/

Foto: Presidente Jair Bolsonaro usa máscara de proteção durante anúncio de medidas para conter o surto do novo coronavírus (Adriano Machado/Reuters)

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais