spot_img

Groenlândia registra temperaturas entre 20 e 30 graus acima da média

A Groenlândia registrou nos últimos dias temperaturas de 20 e até 30 graus acima da média nesta época do ano, com o termômetro positivo em muitos pontos do imenso território ártico, informou nesta quarta-feira, 22, o Instituto Meteorológico Dinamarquês (DMI). 

A capital, Nuuk, registrou 13 ºC no dia 20 de dezembro, quando a temperatura média costuma ser de -5,3 ºC. Em Qaanaaq, ao norte, o termômetro chegava a 8,3 ºC quando a média é de -20,1 ºC nessa época do ano.

“Uma das razões pelas quais vemos altas temperaturas é o fenômeno meteorológico de ‘foehn’”, um vento quente bastante comum na ilha, explicou à AFP Caroline Drost Jensen, climatologista do DMI. No entanto, não é normal “que ocorra em uma área tão vasta e simultaneamente durante um longo período de tempo”, acrescentou.

Apesar disso, não é um fenômeno inédito, segundo a especialista, já que não foram ultrapassados os registros absolutos de temperaturas máximas ou dos últimos 30 anos para o mês de dezembro.

No Ártico, o aquecimento segue três vezes mais rápido do que em outras partes do planeta.

“O aquecimento global sustenta as elevadas temperaturas que vemos atualmente na Groenlândia e as torna geralmente mais altas … do que no passado”, resumiu Drost Jensen.

No verão passado, uma onda de calor provocou um episódio de degelo “maciço” da calota polar, com perdas de 8.000 toneladas de gelo por dia, o dobro da média do verão.

Em agosto choveu no pico mais alto da Groenlândia (3.216 metros), algo nunca visto antes.

Fonte: AFP

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais