spot_img

Haverá um boom de fusões e aquisições das gigantes de tecnologia?

Algumas aquisições de alto nível de empresas de videogames despertaram o otimismo de que as aquisições ajudarão as ações de tecnologia a se recuperarem da crise que está em curso no mercado agora. Esse sentimento pode ser prematuro.

Claro, os gigantes Apple, Microsoft, Amazon.com e Alphabet estão com mais de US$ 100 bilhões em dinheiro e equivalentes e os compradores também têm acesso a financiamento barato, se necessário. Mas a queda de 8,2% do índice Nasdaq 100 em relação ao recorde de novembro não significa que as ações de tecnologia em alta estão subitamente baratas em geral.

O acordo da Microsoft com a fabricante de videogames Activision Blizzard e o acordo da Take-Two Interactive Software para comprar a Zynga foram impulsionados por objetivos estratégicos específicos dos adquirentes. Os compradores são menos propensos a optar por empresas não lucrativas ou com crescimento lento, especialmente em software, onde as avaliações estão fora dos gráficos, disse Brian Barish, da Cambiar Investors.

O Nasdaq 100, mais da metade do qual são ações de tecnologia, caiu por causa do aumento nos rendimentos do Tesouro, impulsionado pelo plano do Federal Reserve de aumentar as taxas de juros para domar a inflação. No entanto, muitas empresas de grande nome no índice de referência ainda são caras. A Adobe, por exemplo, caiu 25% em relação ao pico de novembro, mas ainda tem um preço de 13 vezes as vendas estimadas contra 2,8 vezes para o S&P 500.

Entre as ações da Nasdaq caíram cerca de um terço ou mais nos últimos dois meses estão as fabricantes de software Datadog, Atlassian e Zoom Video Communications. As empresas de segurança cibernética Crowdstrike Holdings e Zscaler caíram de forma semelhante no mesmo período.

Os otimistas dizem que os compradores vão vasculhar as fileiras de ações de tecnologia e podem de fato abocanhar aquelas que ainda têm um crescimento saudável ou um nicho de mercado.

Portanto, devemos ver mais atividades de fusões e aquisições à medida que as empresas analisam todos os seus planos de jogo e veem os preços caindo um pouco. Muitas ações caíram pelo menos 50% em seus máximos, que é o tipo de correção que vimos na era das pontocom.

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais