spot_img

Huawei lança sistema operacional HarmonyOS

A Huawei Technologies anunciou nesta quarta-feira (2) o lançamento do sistema operacional Harmony (HarmonyOS) para smartphones, enquanto tenta se recuperar das sanções dos Estados Unidos contra a companhia.

A companhia começará a lançar o HarmonyOS em certos modelos de seus smartphones a partir da noite desta quarta-feira, oferecendo aos usuários a chance de trocar o sistema operacional atual baseado na plataforma Android, do Google.

O uso do HarmonyOS significa que a empresa não dependerá mais totalmente do Android.

As sanções norte-americanas proibiram o Google de fornecer suporte para novos modelos de aparelhos da Huawei e acesso ao Google Mobile Services, o pacote de serviços de desenvolvedor no qual a maioria dos aplicativos Android é baseada.

A Huawei está anunciando o HarmonyOS como uma plataforma de “Internet das Coisas”, destinada a operar e conectar outros dispositivos, como notebooks, smartwatches, carros e eletrodomésticos.

A empresa pretende lançar o HarmonyOS em 200 milhões de smartphones e 100 milhões de dispositivos inteligentes de terceiros até o final do ano, disse Wang Chenglu, presidente do departamento de software do Huawei Consumer Business Group, que lidera os esforços para desenvolver o HarmonyOS desde 2016.

O principal fabricante de equipamentos de telecomunicações da China entrou uma lista de banimento de comércio dos EUA durante o governo de Donald Trump devido a supostas preocupações de segurança nacional. Washington nunca forneceu provas e a Huawei tem negado desde então que representa risco à segurança do país.

A proibição colocou os negócios de celulares da Huawei sob imensa pressão. A empresa já ocupou a posição de maior fabricante de smartphones do mundo e hoje está em sexto lugar globalmente, com uma participação de mercado de 4% no primeiro trimestre enquanto Apple e Samsung seguiram avançando.

Fonte: Folha

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais