spot_img

Ibovespa cai apesar de alta da Vale e tem pior perda semanal em 17 semanas

A bolsa brasileira fechou em queda nesta sexta-feira, 11, após nova rodada de realização de lucros no mercado americano. Por aqui, a o movimento de baixa só não maior devido à forte valorização das ações da Vale, que subiu mais de 5% e liderou as altas do Ibovespa, principal índice da bolsa, que caiu 0,48% e encerrou em 98.363,22 pontos. Na semana, o índice caiu 2,84% – a maior perda semanal em 17 semanas.

EUA

Embora as ações de tecnologia tenham esboçado alguma reação na abertura dos pregões, o cenário virou e o índice Nasdaq caiu 0,6%, em seu quinto pregão de perdas dos últimos seis. O S&P 500, com menor concentração de ações de tecnologia, subiu 0,05%. Analistas da Exame Research ainda veem “muita desconfiança quanto ao nível de preço das ações”. Ainda nos Estados Unidos, foi divulgado o núcleo do Índice de Preço ao Consumidor de agosto, que teve alta anual de 1,7%, ficando levemente acima das expectativas de 1,6%, indicando algum aquecimento da economia interna.

Vale e siderúrgicas

Com cerca de 10% de peso no Ibovespa, as ações da Vale subiram 5,84%. A valorização ocorreu após o conselho da companhia ter aprovado remuneração aos acionistas em formas de dividendos e juros sobre capital próprio (JCP). A alta do minério de ferro na China também contribui para a valorização da Vale. Também favorecida pela alta do minério, a CSN subiu 4,03%

Serviços

No Brasil, a agenda econômica contou com os dados do setor de serviços divulgados nesta manhã pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Os números apontaram para uma alta de 2,6% em julho em relação ao mês anterior ante 3,1% esperado. Na comparação anual o setor de serviços teve contração de 11,9%. “Os dados de serviços têm grande impacto no mercado”, comenta Gustavo Bertotti, economista da Messem.

Petróleo

As ações da Petrobras e PetroRio seguem em queda por mais um pregão, com a desvalorização do barril de petróleo se estendendo por mais um dia no exterior. A queda ocorre em maio às incertezas sobre a demanda da commodity e deve ultrapassar 10% em duas semanas. Já a depreciação dos papéis da PetroRio deve ser de mais de 10% somente nesta semana, que marca a estreia da empresa no Ibovespa.

Petz

As ações da rede de petshop Petz estrearam na bolsa disparando 21,8%. No mercado, há grande expectativa de que a companhia cresça nos próximos anos e se consolide no mercado de petshops.

Fonte: Exame

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais