spot_img

Inadimplência no varejo alcança a média estimada de 6,22% para julho de 2023

Novo estudo que mapeia a inadimplência no varejo, realizado pelo IBEVAR e pela FIA Business School, mostra taxas que variam entre 5,93% e 6,50%. Especificando os dados da pesquisa, a taxa de inadimplência (recursos livres) deve ficar entre 5,93% e 6,50%, com média estimada 6,22% para julho de 2023. Esse levantamento implica uma queda de 0,06 p.p. em relação ao valor real de maio de 2023 e um aumento de 0,12 p.p. em relação ao valor estimado para junho de 2023.

Considerando-se o aumento de atrasos (recursos livres) observado é razoável esperar uma taxa de inadimplência entre a média (6,22%) e o limite superior (6,50%) do intervalo estimado para o mês de julho de 2023.

De acordo com a projeção elaborada pelo IBEVAR E FIA, a taxa de inadimplência (recursos livres) deve ficar entre 5,93% e 6,50%, com média estimada 6,22% para julho de 2023, o que implica uma queda de 0,06 p.p. em relação ao valor real de maio de 2023 e um aumento de 0,12 p.p. em relação ao valor estimado para junho de 2023. Considerando-se o aumento de atrasos (recursos livres) observado é razoável esperar uma taxa de inadimplência entre a média (6,22%) e o limite superior (6,50%) do intervalo estimado para o mês de julho de 2023.

A inadimplência é considerada quando o consumidor tem pelo menos uma parcela com atraso superior a 90 dias. “A inadimplência de recursos livres para pessoa física não inclui operações referenciadas em taxas regulamentadas, operações vinculadas a recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ou quaisquer outras lastreadas em recursos compulsórios ou governamentais”, comenta Claudio Felisoni de Angelo, presidente do IBEVAR e professor da FIA Business School.

Metodologia da pesquisa

A projeção econométrica elaborada pelo IBEVAR e FIA Business School utilizou-se de dados de série temporal coletados a partir do Banco Central do Brasil. O recorte temporal tem início no mês de outubro de 2013. Os últimos valores divulgados pelo BACEN são de maio de 2023.

Sobre o IBEVAR – O Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo é referência em pesquisas e conteúdos sobre Varejo e Consumo e principal plataforma de relacionamento de executivos do setor. Realiza mais de 40 pesquisas periódicas anuais que contribuem com o mapeamento do setor, como projeções relacionadas a vendas e intenção de compra, inflação e inadimplência, além de realizar pesquisas de tendências das principais datas sazonais e comemorativas do Varejo e de proporcionar a capacitação contínua de profissionais do setor por meio de parcerias educacionais. Fundado em 2009, a organização, que reúne mais de 19 mil associados, desenvolveu também o Prêmio de Inovação para estimular a criação de projetos inovadores e apresentar ao mercado soluções para os desafios do Varejo.

Sobre a FIA Business School – Criada em 1980, a FIA Business School é referência entre as escolas globais de negócios do Brasil e da América Latina. Atua em educação executiva, pesquisa e consultoria com soluções customizadas para organizações do setor privado e público – uma referência no Brasil e no mundo. Porque ensina você a transformar conhecimento em resultados que mudam o jogo – no mundo dos negócios e na sociedade. Sua fundação se deu por professores da Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade (FEA-USP) com a missão de desenvolver e disseminar o conhecimento e as melhores práticas em Administração. Os MBAs da FIA são credenciados pela AMBA (Association of MBAs), sediada em Londres e, desde 2004, frequenta as publicações internacionais de melhores MBAs, incluindo Financial Times e EuropeanCEO. A graduação em Administração de Empresas foi avaliada pelo ENADE como a melhor em Administração em Negócios na cidade de São Paulo, e alcançou por três vezes consecutivas 5 estrelas na avaliação do Guia do Estudante

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais