spot_img

Índices acionários operam em alta com expectativa de retomada econômica

Principais economias do mundo planejam afrouxar quarentena

A bolsa de valores brasileira sobe nesta segunda-feira, 27, puxada pelo cenário externo positivo. No mundo, os índices acionários operam em alta, com a expectativa de uma retomada da atividade econômica, após países da Europa e estados americanos se aproximarem de uma redução das medidas de isolamento social. Às 10h37, o Ibovespa subia 1,48% e marcava 76.448,77 pontos.

Com o declínio dos novos casos de infecção e morte por coronavírus, a Itália planeja uma volta à normalidade de forma gradual a partir do dia 5 de maio. Já a Espanha, segundo país com o maior número de infectados, sinalizou um afrouxamento da quarentena ao permitir, neste fim de semana, que crianças saiam de suas casas.

Nos Estados Unidos, epicentro da doença com cerca de 966.000 infectados e 55.000 mortos, estados menos atingidos pelo coronavírus, como Mississipi, Colorado e Tennessee já devem experimentar uma reabertura econômica. No estado de Nova York, onde há a maior a concentração de casos, a reabertura gradual deve começar a partir de 15 de maio, de acordo com o governador Andrew Cuomo.

Outro fator que endossa o bom humor entre os investidores neste início de semana é o fato de o Japão ter triplicado o limite de compras de dívidas corporativas de seu banco central, além de ter extinguido o teto de compras de títulos públicos. Por lá, a bolsa de Tóquio fechou em alta de 2,71%.

Com o maior otimismo sobre o futuro da atividade econômica, o índice pan-europeu Stoxx 600 avança cerca de 1,7% nesta manhã. O destaque fica com a bolsa de Milão, que avança 2%.

Apesar do clima favorável nos mercados mundiais, as preocupações em torno da demanda por petróleo continuam altas. Com a escassez de espaço para armazenar a commodity, o petróleo WTI, negociado nos Estados Unidos, caía cerca de 30%, cotado a 11. Já o petróleo brent, referência para a política de preço da Petrobras, recuava 7,3%.

Apesar da queda do preço do petróleo, as ações da Petrobras subiam quase 2%. Segundo Gabriel Ribeiro, analista da Necton Investimentos, a atual cotação da commodity não é boa para o balanço da empresa, mas pode ajudá-la a ganhar mercado.

“O petróleo nesses níveis inviabiliza a produção de pequenos produtores, principalmente as que fazem a partir do gás de xisto [bastante feito nos EUA]. Eles podem quebrar, mas a Petrobras vai sobreviver. Por isso, as ações dela e de outras petroleiras estão segurando mais. No longo prazo, o preço do petróleo tende a subir”, disse.

Na liderança do Ibovespa, figuram as ações das varejistas Via Varejo, B2W e Lojas Americanas, que sobem, respectivamente, 9,7%, 6,4% e 4,7%.

Por outro lado, as ações da Embraer despencam 14%, após falhar a venda de sua parte comercial para a Boeing.

No último pregão, o principal índice da bolsa fechou em queda de 5,45%, após a saída de Sergio Moro do ministério da Justiça adicionar ainda mais instabilidade política. Na sessão, o Ibovespa chegou a cair mais de 9% e o circuit breaker, por pouco, não foi acionado.

Fonte: https://exame.abril.com.br/mercados/ibovespa-sobe-com-possivel-retomada-economica/

Foto: Bolsa: Ibovespa sobe em linha com cenário externo (NurPhoto/Getty Images)

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais