spot_img

Klabin e GEF Biogás se comprometem com a produção de biogás no Sul do Brasil

Representantes do projeto GEF Biogás Brasil e da fabricante brasileira de papéis Klabin celebraram, em reunião online na quinta-feira (9), a assinatura de um novo convênio voltado para a produção de biogás na região Sul do Brasil.

O projeto GEF Biogás Brasil é implementado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Paraná é parceiro estratégico do projeto e também participou da reunião. A iniciativa conta com recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente (Global Environment Facility, ou GEF, em inglês).

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do país, líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais, e única companhia do Brasil a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, longa e fluff.

O objetivo do convênio de cooperação entre Klabin e projeto GEF Biogás Brasil é unir conhecimento e expertise técnica para dinamizar a cadeia de valor do biogás. O acordo foca na produção de biogás a partir do tratamento de resíduos orgânicos agrícolas – incluindo pequenas e médias propriedades rurais – e agroindustriais na região de atuação da Klabin nos Campos Gerais do Paraná, região localizada no centro-leste do estado.

Durante a reunião, o representante da UNIDO para o Brasil e a Venezuela, Alessandro Amadio, falou sobre a expectativa da organização de elaborar e testar modelos de negócios de biogás por meio da parceria com a Klabin.

“Esse é um exemplo de como a coordenação pública do Ministério e o suporte da comunidade internacional, através da UNIDO, em conjunto com a liderança territorial exercida pelo Sebrae, pode se traduzir em um serviço de alto valor agregado em parceria com o setor privado”, ressaltou Amadio.

O secretário de empreendedorismo e inovação do MCTI, Paulo Alvim, reforçou a importância estratégica do convênio.

“Vemos com muita satisfação o envolvimento da Klabin. O convênio vai dar um impulso no nosso projeto. Primeiramente no Paraná, podendo se estender depois nacionalmente”, disse Alvim.

O diretor de tecnologia industrial, inovação, sustentabilidade e projetos da Klabin, Francisco Razzolini, observou que o convênio está alinhado aos propósitos de sustentabilidade e inovação da empresa.

“Toda a gestão da empresa está orientada para o desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, buscamos projetos que conversem com o crescimento integrado e responsável que trilhamos, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental”, explicou Razzolini.

O gerente regional do Sebrae/PR em Ponta Grossa, Joel Franzim Junior, ressaltou a importância do trabalho em conjunto para a criação de modelos de negócio replicáveis para produtores de biogás.

“Agradecemos pela confiança dada pelo projeto ao Sebrae, a empresas parceiras e a instituições de desenvolvimento de tecnologia. Vamos ser um exemplo para o Brasil”, disse Franzim Junior.

O convênio envolve ações concretas de desenvolvimento do mercado de biogás e biometano. Estão previstas avaliações técnicas, financeiras e jurídicas de projetos de biogás nas áreas de atuação da Klabin no Paraná, além da identificação de modelos de negócios viáveis e de oportunidades de investimento.

O projeto GEF Biogás Brasil também conta com as seguintes entidades diretoras: Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), Itaipu Binacional, Ministério de Minas e Energia (MME), Ministério do Meio Ambiente (MMA), e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Além do Sebrae/PR, o projeto tem a Associação Brasileira do Biogás (ABiogás) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) como parceiros estratégicos.

Saiba mais sobre o GEF Biogás Brasil no site do projeto: www.gefbiogas.org.br

Conheça as ações do escritório da UNIDO no Brasil no site da organização: www.unido.org/brasil

Fonte: Nações Unidas

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais