spot_img

Livro dá voz a executivas e empreendedoras

— Queríamos mulheres de todos os cantos, que dessem essa pluralidade do Brasil e que tivessem coragem de se despir e mostrar sua vulnerabilidade — diz Marisa Salgado, uma das coordenadoras do livro.

De 2018 a 2021, os homens prevaleceram na abertura de pequenos e médios negócios. Apenas em 2019 houve um empate com mulheres, segundo dados do Sebrae. De acordo com a Rede Mulher Empreendedora, o acesso difícil ao capital e a falta de equilíbrio nas tarefas domésticas são algumas das principais dificuldades enfrentadas por mulheres que decidem empreender.

O livro traz 28 histórias de empreendedoras, médicas e executivas de várias partes do país e diferentes faixas etárias e fases de carreira. Marisa cita ainda Rafaela Danzi, CEO da empresa de treinamento The True Bee:

— Loira, executiva, no viés inconsciente se pensa que já nasceu rica ou que sua carreira foi fácil. Ela começou a trabalhar como vendedora em Salvador e tinha um problema de pele. As clientes não queriam ser atendidas por ela, que acabou demitida.

A própria Marisa tem uma história que poderia estar no livro. Nascida em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, de família simples, com mãe costureira e pai pedreiro. Graças aos estudos, chegou a cargos executivos em RH. Na Fast Shop até 2021, este ano migrou para a startup de educação feminina Todas Group, cuja proposta é fortalecer a liderança feminina.

Para ela, as barreiras para as mulheres, seja no escritório ou no próprio negócio, ainda passam por questões históricas e culturais, como a dupla ou tripla jornada e predominância de homens em posições de liderança.

— É uma combinação de fatores. Um deles também é a questão da autoestima e confiança, de a mulher achar que não é capaz. A narrativa quem escolhe é a gente, independentemente de onde viemos — diz Marisa.

Fonte: O Globo

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais