spot_img

M&A: Comprar ou vender?

Em algum momento, um empreendedor precisa tomar a decisão de comprar um concorrente para crescer ou vender uma empresa e ser feliz.

Em algum momento, sua empresa será assediada por investidores ou você fará compras com empresas concorrentes para aumentar sua participação de mercado e obter lucro. Muita gente usa essa estratégia para crescimento orgânico, então vamos lidar com fusões e aquisições de todos os tipos.

O termo fusões e aquisições vem da expressão inglesa M&A (mergers and acquisitions) e é um processo de negociação entre organizações ou indivíduos (acionistas) visando a transferência de ações sociais de uma empresa para outra empresa ou para outro indivíduo.

Para melhor compreensão, podemos dividir o mercado de M&A em categorias:

Investidores estratégicos: quando o comprador atua no mesmo setor que o vendedor e possui interesse operacional na empresa para manter um investimento de longo prazo;

Investidores Financeiros: Quando o interesse do comprador está focado em maximizar os retornos, extraindo dividendos e ganhos de capital da venda de ativos no curto e médio prazo. Vale ressaltar que existem diversas fontes de capital disponíveis no mercado para fusões e aquisições.

Incorporação de empresas: A união de duas ou mais empresas para formar uma nova empresa, a operação de herança de direitos e obrigações, geralmente através da troca de ações.

Aquisição de uma empresa: Um comprador adquire todos ou quase todos os negócios de outra empresa.

Incorporação: Operação em que uma ou mais sociedades são absorvidas por outras sociedades, caso em que a sociedade incorporada desaparece.

Cisão da empresa: Quando uma empresa se cinde, uma ou mais são criadas. Aloca parte de seus ativos para a formação de novas empresas. A empresa-mãe pode continuar a existir ou deixar de existir. A nova empresa assume toda a responsabilidade da empresa-mãe.

Uma venda corporativa bem executada no momento certo pode trazer tranquilidade financeira aos parceiros, suas famílias e gerações futuras.

O valor sentimental muitas vezes atrapalha os negócios, as empresas não vendem e os mercados acabam engolindo-os por diversos motivos, às vezes levando à recuperação judicial e à falência.

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais