spot_img

Matera compra Onidata e abre leque de negócios

SaaS de crédito ao consumidor complementa sistemas que processavam somente transações corporativas e devem dominar número de transações

A companhia de software Matera, que ganhou notoriedade mais recentemente por ter ajudado a desenvolver a tecnologia do Pix, percorreu suas mais de três décadas de operação focada nas relações entre empresas. Seus sistemas ajudam instituições a controlarem transações e registros financeiros com outras companhias. Agora, a Matera acaba de ampliar o leque com uma aquisição.

A empresa de Carlos Netto, que tem como sócio no negócio o private equity Kinea, comprou a Onidata, um SaaS para operações de crédito para pessoa física – como financiamento de veículos, CDC e consignado. A plataforma da Onidata também viabiliza a entrada em tipos específicos de crédito corporativo que a Matera não atuava, como FINAME.

“Com esse negócio a gente consegue dar outra escala às operações. O B2B é um traço comparado ao volume de demanda do B2C, que tem valores menores mas muito mais transações”, diz Netto. “A tecnologia de crédito ao consumidor era nossa pedra no sapato. Faltava no portfólio e tínhamos demanda frequente dos clientes.”

A Matera tem mais de 250 clientes corporativos, que para dar uma ordem de grandeza, já realizaram mais 1,2 bilhão de transações Pix. Netto calcula que cerca de 70% de seus clientes façam operações também com pessoas físicas, um indicativo de que a Matera pode aumentar a receita na base atual de companhias.

A estimativa de Netto é que as transações com consumidor representem, em pouco tempo, cerca de 65% das operações nos sistemas da empresa. “A demanda é grande para esse tipo de software que ajuda banco ou financeira a controlar o número de parcelas de um financiamento de carro, por exemplo, com o cálculo de juros, a adimplência ou não do cliente, a correção por atraso”, diz.

O fundador da Onidata, Amilcar Chaves, vai continuar na operação. A Onidata vai operar como uma unidade de negócios dentro da Matera, mas integrando áreas como RH, jurídico e financeiro. O valor da transação não foi divulgado.

Aquisições entraram no radar da Matera há cerca de dois anos, quando a Kinea investiu R$ 100 milhões e ajudou a traçar novos planos de expansão. Além de M&A, o impulso do capital da Kinea foi dado na operação da Matera nos Estados Unidos, um sonho antigo de Netto perto de sair do papel.

Fonte: Pipeline Valor

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais