spot_img

Morgan Stanley: Brasil vai flexibilizar teto, mas evitará estender auxílio

O governo “encontrará um modo” de flexibilizar o teto de gastos em 2021, mas sem estender o auxílio emergencial, evitando abandonar todas as regras fiscais no próximo ano, disse o Morgan Stanley nesta sexta-feira, prevendo que, mesmo sem o auxílio emergencial, a economia ainda terá espaço para crescer no começo do ano com as famílias munidas de poupança.

A avaliação vem um dia depois de dados do Produto Interno Bruto (PIB) mostrarem crescimento recorde da economia no terceiro trimestre, mas abaixo do esperado.

A poupança precaucional também seria baseada no fato de muitos serviços que impactam segmentos de renda mais alta – como viagens – seguirem limitados.

“Contanto que as regras fiscais não sejam quebradas e com a inflação permanecendo sob controle, um ambiente de baixas taxas de juros deve ajudar a estender a recuperação (econômica)”, disseram Fernando Sedano, Thiago A. Machado e Lucas Almeida no relatório desta sexta.

Os profissionais calculam que o PIB brasileiro voltará aos níveis pré-pandemia no terceiro trimestre de 2021, à frente do maior rival na América Latina, o México, que deverá retomar esse patamar no terceiro trimestre de 2022.

O Morgan Stanley segue avaliando que a recuperação brasileira se mantém “claramente” à frente da mexicana, cenário que para o banco deve se manter nos próximos trimestres.

O real avança 4,9% ante o peso mexicano desde a eleição norte-americana de 3 de novembro. No mesmo período, o Ibovespa salta 18,4%, e o principal índice das ações do México sobe um pouco menos: 17,3%.

Mas os riscos para ambos os países seguem presentes, entre os quais uma forte segunda onda de covid-19 e aumento de mortes pela doença a ponto de levar a novos declínios nas taxas de mobilidade.

Além disso, “em algum momento” os mercados deverão ficar mais seletivos e punir economias que viram pioras “significativas” em suas métricas fiscais e de dívida.

“É aí que as coisas podem jogar a favor do México em relação ao Brasil, mas ainda é cedo demais para dizer e não podemos descartar que a austeridade fiscal mexicana possa ficar em risco à frente”, disseram os analistas.

Fonte: Exame

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais