spot_img

Mourão diz que alta do arroz é consequência do auxílio emergencial

O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) disse hoje que a alta de alimentos da cesta básica como o arroz é provocada pelo dinheiro que o governo federal injetou na economia com programas sociais, sendo o principal deles atualmente o auxílio emergencial, com foco em trabalhadores informais. Segundo Mourão, a elevação dos preços ao consumidor “é uma questão da lei da oferta e da procura”.

“Uma porção de gente comprando porque o dinheiro que o governo injetou na economia foi muito acima do que as pessoas estavam acostumadas, tanto que está havendo grande compra de alimentos e de material de construção”, afirmou o vice-presidente hoje em Brasília, lembrando os programas sociais que foram implementados por causa da pandemia do novo coronavírus.

“As pessoas estão se alimentando melhor e melhorando suas casas, essas são duas áreas onde está havendo bastante gasto”, acrescentou.

Mourão também lembrou as exportações, que aumentaram nos últimos meses por causa do aumento do dólar, que torna a venda para outros países mais interessante do que o mercado interno para alguns produtores.

“Também estamos vendendo bastante para o mercado externo. A safra de arroz nos últimos anos, a área plantada diminuiu porque os arrozeiros tiveram muito prejuízo, o cara muda de ramo, agora eles estão replantando”, comentou.

Ao contrário do que apontam alguns economistas, que preveem uma tendência de continuidade da alta dos preços, Mourão disse acreditar numa normalização dos preços em breve.

“É um momento sazonal, daqui a pouco volta tudo ao normal”, afirmou.

Fonte: Uol

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais