segunda-feira, janeiro 18, 2021
Outros

    O bitcoin é um investimento ou uma moeda?

    Em Destaque

    Grupo canadense anuncia fim das negociações com Carrefour

    O grupo canadense Couche-Tard anunciou neste sábado (16) que as discussões preliminares para uma transação com o...

    Juro e dólar subirão se Brasil não fizer reforma em 6 meses, diz economista

    O Brasil tem seis meses para realizar reformas para equilibrar as contas públicas. Caso isso não ocorra,...

    Líderes do Congresso vão propor mudanças na política de incentivo fiscal

    A saída da Ford do país levou um grupo de líderes da Câmara a começar a construção...

    Em 2020, o bitcoin continua significando diferentes coisas para muitas pessoas: alguns o chamam de “dinheiro da internet”, de “ouro digital”, de reserva de energia e meio de pagamento.

    Isso porque o próprio dinheiro tradicional é usado de diversas formas (reserva de valor, meio de troca e unidade monetária). Mas será que o bitcoin também pode ser várias coisas ao mesmo tempo?

    Segundo o Decrypt, a descrença na criptomoeda pode ser uma consequência da baixa adesão, ou seja, pessoas que vivem locais onde o bitcoin não é utilizado nem muito debatido tendem a desconfiar do ativo.

    Já em escala global, graças ao aumento de preço do bitcoin, ele pode, sim, ser uma moeda de reserva.

    O bitcoin como uma moeda

    O propósito original do bitcoin — de acordo com o documento original publicado há doze anos por Satoshi Nakamoto, o anônimo criador da rede — era de ser um método descentralizado de pagamentos, um meio de troca para a compra e venda de bens.

    Porém, como sabemos, a popularidade do bitcoin aumentou, então sua capacidade de atuar como um facilitador na transferência de dinheiro foi prejudicada.

    Apesar de as altas taxas de transação e inúmeras solicitações da rede não favorecerem o uso da criptomoeda como um meio de troca — clique aqui para ler mais —, países como Japão, Rússia e Noruega aceitam o bitcoin como moeda.

    O bitcoin como um investimento

    Graças ao mercado de alta do bitcoin em 2017, em que seu preço atingiu US$ 20 mil, muitos passaram a alocar dinheiro e esperá-lo render, assim como um investimento.

    Muitos o comparam com o ouro, como os irmãos Winklevoss, fundadores da corretora cripto Gemini. Porém, o ouro é um investimento considerado como seguro, quando as fiduciárias não estão tendo um desempenho muito bom.

    A forma como o bitcoin foi desenvolvido permite que a quantia de moedas disponíveis aumente 4% ao ano, ou seja, a pré-programação garante sua escassez. A previsão é de que o total de bitcoins disponíveis no mercado — que ainda não foram minerados — chegue a zero no ano de 2140.

    É por isso que a criptomoeda é comparada ao ouro: haverá um momento em que o bitcoin vai estar tão caro que será considerado raro, pois seu fornecimento é limitado. O mesmo acontece com o ouro. Clique aqui para saber mais.

    O bitcoin como uma commodity

    Será que a maior criptomoeda do mundo poderia se tornar uma commodity negociável? A Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC, na sigla em inglês), responsável por assegurar os mercados de derivativos dos EUA, considera o bitcoin como uma commodity desde 2015.

    Bancos como JPMorgan também consideram o bitcoin como uma classe de ativos. Porém, isso não significa que seja uma definição absoluta para a criptomoeda. Moedas fiduciárias são negociadas como commodities em todo o mundo, graças à sua relação com o preço de produtos específicos.

    Assim, o Decrypt conclui: ainda não foi decidido se o bitcoin é um investimento ou uma moeda pois, segundo muitos, tudo depende de sua proporção volatilidade x estabilidade.

    Fonte: Money Times

    Serviços

    Profiting faz Road Show para captar 20 Milhões.

    O recurso será investido em empresas associadas visando crescimento em vendas e aumento de produção. O mercado de aquisições...

    Buscamos Empreendedores para parcerias.

    Foto: Moyses Samuel, Presidente do grupo Profiting. Estamos selecionando empresários, em âmbito nacional, que possuam negócios que precisam ser...

    Recuperação de tributos próprios

    Sua empresa pode melhorar o fluxo de caixa se houver créditos tributários nos últimos 5 anos.

    Há sempre possibilidades de melhorias

    "O Brasil possui excelentes profissionais de consultoria. Nesta crise é necessário muita dedicação na busca de soluções para os problemas. Em situações...

    Quanto a minha empresa perdeu de valor na Pandemia?

    Algumas empresas aumentaram seu valor na pandemia. Outras, perderam. É importante saber qual o ganho ou qual a perda nesse momento? A...

    Últimas Notícias

    Sem aglomeração e sem carbono: esta empresa faz shows serem amigáveis ao meio ambiente

    A economia de baixo carbono deixou de ser uma intenção exclusiva das grandes empresas e invadiu o...

    Vacinação, posse de Biden, PIB da China e Copom: o que acompanhar nesta semana

    Após a preocupação voltar a bater no mercado, com o Ibovespa em queda nos últimos dias, esta...

    Veja outras matérias