spot_img

O desafio do IPO da Shein: se equilibrar entre Washington e Pequim

As polêmicas em torno do modelo da Shein e as acusações de concorrentes não impediram a empresa de conquistar milhões de consumidores em todo o mundo, incluindo no Brasil. No entanto, a plataforma chinesa de moda rápida agora enfrenta um caminho ainda mais desafiador.

Em novembro de 2023, a empresa apresentou um pedido confidencial para listar suas ações nos Estados Unidos, visando uma avaliação acima de US$ 90 bilhões. Desde então, tornou-se o foco de mais um capítulo na disputa entre os governos americano e chinês.

O mais recente desenvolvimento que destaca o desafio da Shein em equilibrar-se entre Washington e Pequim foi iniciado pela China. Esta semana, a Administração do Ciberespaço da China (CAC) anunciou uma revisão de segurança da gigante do varejo de moda.

De acordo com a CNBC, o órgão estatal chinês está examinando toda a cadeia de suprimentos da Shein no país, que é a fonte de muitos fabricantes e fornecedores que abastecem a empresa. Esse processo envolve uma análise sobre como a companhia lida com informações sobre seus funcionários, parceiros e fornecedores, e se pode garantir que esses dados não sejam divulgados no exterior.

Essa minuciosa revisão cria obstáculos adicionais para a abertura de capital nos Estados Unidos. Em uma dessas questões, o CAC destaca claramente a Shein como uma empresa chinesa, contrariando os esforços da plataforma para se posicionar como uma empresa global.

Ao reforçar essa origem, o CAC coloca a Shein sob escrutínio dos reguladores americanos, que estão cada vez mais preocupados com o risco de empresas chinesas, operando nos Estados Unidos, comprometerem dados de consumidores americanos, que são o principal mercado da plataforma.

O anúncio da revisão de segurança vai contra um avanço recente obtido pela empresa em sua busca pelo IPO nos Estados Unidos. Na semana passada, a varejista recebeu aprovação dos reguladores chineses para prosseguir nesse caminho.

No entanto, essa jornada de avanços e recuos está longe de ser concluída. Antes da Shein, a Didi Chuxing, proprietária da brasileira 99, percorreu um caminho semelhante em direção à listagem nos Estados Unidos. Com uma diferença crucial: a Didi chegou a abrir capital na Bolsa de Nova York em junho de 2021.

Contudo, uma revisão de segurança semelhante à que a Shein está enfrentando foi o catalisador para que, em maio de 2022, a Didi Chuxing iniciasse o processo de retirada de suas ações do mercado americano.

Outro ponto distintivo entre os dois casos é que, ao contrário de sua conterrânea, a Shein optou por buscar a aprovação das autoridades chinesas antes de iniciar sua jornada, o que pode, de certa forma, contribuir para o sucesso de sua viagem rumo ao mercado de capitais americano.

Fonte: Neofeed

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais