spot_img

O que é o Signal, concorrente do WhatsApp preferido de Elon Musk

Após o WhatsApp anunciar que tornaria obrigatório o compartilhamento de dados de seus usuários com o Facebook, o bilionário Elon Musk publicou um tuíte curto, mas que gerou grande repercussão: “Usem o Signal“.

O Signal é um aplicativo de mensagens e foi sugerido por Musk por ser uma opção que não coleta nenhum dado de seus usuários.

O CEO da Tesla e da SpaceX tem mais de 41,5 milhões de seguidores e ainda recebeu um retuíte do presidente do Twitter, Jack Dorsey, que tem 5,1 milhões de seguidores. O tuíte chegou a mais de 320 mil curtidas.

Em poucos dias, milhares de novos usuários ingressaram na plataforma. “Os códigos de verificação estão atualmente atrasados em vários provedores porque muitas pessoas novas estão tentando se inscrever no Signal agora”, postou a plataforma em seu Twitter. “Mal podemos registrar nosso entusiasmo!”

O que é o Signal?

O aplicativo de mensagens Signal é concorrente do WhatsApp e do Telegram, mas se diferencia de ambos por não coletar nenhum dado de seus usuários. Ele foi o meio de comunicação entre os manifestantes de Hong Kong durante os protestos anti-governo.

O Signal usa criptografia de ponta a ponta em todos os serviços oferecidos na plataforma, desde mensagens até chamadas de vídeo. Não há acesso para contatos, grupos, mensagens, imagens ou pesquisas dos usuários, diferente dos outros aplicativos.

Qual é a história do Signal?

Fundada em 2018 por Moxie Marlinspike e Brian Acton, um dos cofundadores do WhatsApp, o Signal é uma organização sem fins lucrativos que considera sua missão “levar comunicação privada e segura para qualquer pessoa”.

Para os desenvolvedores, não ter fins lucrativos significa que “ele nunca pode ser comprado, não tem investidores e não é “propriedade” de ninguém”. Graças ao tuíte de Musk, as ações de outra empresa também chamada Signal (mas que desenvolve sensores para a indústria e a área médica), saltaram 1.098% em dois dias.

Em um bate-papo com usuários no Reddit, a empresa afirmou: “Um dos motivos pelos quais optamos por ser uma organização sem fins lucrativos é o nosso desejo de criar um modelo de negócios para uma tecnologia que não fosse baseada na necessidade de dados pessoais de forma alguma”.

Fonte: Exame

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais