spot_img

O que está acontecendo com o setor do leite? Associação pede medidas estruturantes para frear crise

A Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite) apresentou ao governo uma solicitação de medidas de médio e longo prazo para fortalecer a indústria do leite, em meio à crise caracterizada pela queda nos preços pagos aos produtores e ao aumento significativo das importações de produtos lácteos.

O presidente da Abraleite, Geraldo Borges, levou essa demanda ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, durante uma reunião que envolveu mais de 30 organizações do setor na noite de terça-feira, 29.

Borges enfatizou a necessidade de ações estruturantes que complementem as medidas já anunciadas e que foram bem recebidas pelo setor. Ele ressaltou que é crucial ir além de soluções temporárias, focando em iniciativas para aumentar a produtividade e, consequentemente, a competitividade.

O presidente da Abraleite destacou que essas medidas estruturantes estão alinhadas com uma agenda de competitividade, e ele enfatizou a importância de não se limitar a ações de curto prazo para resolver a crise provocada pelo aumento das importações de lácteos.

Borges também mencionou que o objetivo do setor é inserir o leite nas exportações brasileiras, de modo que o país não apenas atenda à demanda interna, mas também possa exportar o excedente. Ele expressou preocupação de que o Brasil esteja se tornando novamente dependente das importações, o que poderia levar a problemas de abastecimento a médio prazo.

De acordo com dados da Abraleite, as importações agora representam entre 11% e 12% do leite consumido no país, em comparação com a média histórica de 3%. Borges alertou que essa situação já ocorreu no passado, quando o Brasil importava 30% do que consumia, representando uma ameaça potencial. Ele também observou que as importações não reduziram os preços para os consumidores no varejo.

No mês anterior, o governo anunciou a destinação de R$ 200 milhões para a compra pública de leite em pó e aumentou as tarifas de importação de produtos lácteos de fora do Mercosul como medidas emergenciais para apoiar o setor leiteiro.

Estadão Conteúdo

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais