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O sucesso do seu acordo de M&A depende de como você o anuncia

Um dos erros críticos que os adquirentes cometem é a má gestão do Announcement Day, que geralmente chega na forma de uma teleconferência cuidadosamente encenada e com muita emoção. Em seguida, os investidores reagem à apresentação do adquirente. Para a maioria das empresas, essas reações são uma dura surpresa, com as ações do adquirente caindo – os investidores sentem a dor imediatamente.

Para ser franco, você simplesmente não pode estragar o Dia do Anúncio. Se você tropeçar em transmitir de forma clara e eficaz a lógica e a economia do negócio no Dia do Anúncio, você dará aos investidores motivos para vender – e o valor perdido com a queda do preço das ações provavelmente só piorará. Se a apresentação der errado, o que os investidores ouvem é que a administração não tem um plano e eles reagem de acordo.

Repensando o Dia do Anúncio

Em vez de tratar o Announcement Day simplesmente como um exercício de comunicação, você deve entender este evento como o ponto alto do processo de M&A: há muito trabalho para avaliar e confirmar o negócio, e você vai dizer aos seus investidores (e outras partes interessadas) tudo sobre a lógica do negócio naquele dia crucial para que eles entendam por que e como você criará valor adicional no futuro – especialmente quando estiver pagando um prêmio. Se não conseguirem, fugirão.

O Dia do Anúncio tem três funções importantes.

Primeiro, comunicações de M&A bem concebidas durante a diligência podem servir como um teste decisivo da lógica do negócio para os executivos do adquirente – onde eles podem pensar como um investidor – bem antes do próprio Dia do Anúncio. Pense nisso como a última parada na diligência. O negócio dá aos investidores mais razões para comprar do que vender?

Em segundo lugar, comunicados à imprensa, apresentações de investidores, teleconferências e entrevistas fornecerão a todos os interessados ??subsídios para sua própria avaliação da transação.

Terceiro, a cultura começa no anúncio. As palavras que os líderes usam são importantes para os funcionários de ambos os lados, portanto, as comunicações devem ser ponderadas e intencionais. Não diga que você está comprando o melhor de ambas as empresas quando você não quer dizer isso. Os líderes estão definindo um tom – e expectativas – de como as coisas funcionarão antes e depois do fechamento do negócio.

Em última análise, o Announcement Day é sua chance de resolver um problema clássico de informação assimétrica: a administração sabe mais sobre a transação do que os investidores, então os investidores só podem seguir o que a administração lhes diz. Além disso, várias partes interessadas e observadores questionarão imediatamente a apresentação do investidor e outras comunicações para saber se o negócio – talvez o maior investimento de capital já feito pelo adquirente – tem uma lógica convincente e se vale o preço
Você está pronto para anunciar o negócio?

Preparar a apresentação do investidor é um mecanismo forçado para testar a credibilidade das alegações econômicas e operacionais do negócio – a última parada na diligência. As comunicações de fusões e aquisições devem sinalizar que a alta administração entende completamente o que está propondo e prometendo – e que pode seguir adiante.

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