spot_img

O sucesso dos pequenos escritórios de advocacia

Pequenos escritórios de advocacia enfrentam inúmeros desafios, mas mantêm uma perspectiva positiva, segundo pesquisa americana.

Muito sucesso; sucesso; nem sucesso nem fracasso; nenhum sucesso.

Como você classifica o seu escritório?

Essa é a pergunta de abertura da pesquisa 2021 State of US Small Law Firms, uma radiografia sobre o desempenho dos pequenos escritórios de advocacia americanos, desenvolvida pela Thomson Reuters, Thomson Reuters Institute, American Bar Association e Association of Legal Administrators.

Apesar da dificuldade de padronizar a definição de pequenos escritórios, para efeito desse artigo sobre a pesquisa, serão considerados aqueles que reúnem até 100 advogados.

88% dos entrevistados dizem que atualmente consideram seus escritórios bem ou muito bem-sucedidos. E que estão otimistas sobre as perspectivas de crescimento contínuo, com a maioria dos advogados dizendo que espera um aumento na demanda por serviços jurídicos, receitas e lucros crescentes para 2022 e nos próximos três anos.

Comparada às pesquisas dos anos anteriores, os resultados do levantamento mostram uma significativa melhora na capacidade de cobrança e recebimento dos pequenos negócios da advocacia pelos serviços prestados. Essa situação foi precipitada dada a importância de manter o fluxo de caixa, que se tornou particularmente relevante durante o auge da pandemia. Depois que muitos escritórios tomaram medidas, como aceitar novos métodos de pagamento, essas preocupações foram significativamente reduzidas em 2021.

O otimismo e o sentimento geral de sucesso fazem com que alguns líderes de pequenas bancas atrasem a implementação de soluções para problemas há muito sabidos. Quase 80% dos entrevistados relatam que ainda não encaminharam soluções objetivas de como lidar com o problema de gastar muito tempo com tarefas administrativas. Em relação a outros anos, um pouco mais de escritórios implementaram planos para enfrentar os desafios de desenvolvimento de negócios.

O tempo que os advogados de pequenos escritórios de advocacia dizem que passam praticando a advocacia caiu para um novo nível, com relatos de que passam uma média de apenas 56% do tempo praticando a advocacia, em comparação com 60% de alguns anos. Muito dessa erosão contínua se deve ao aumento da carga de trabalho envolvida na gestão dos negócios administrativos dos escritórios de advocacia e na tentativa de originar novos negócios. Na verdade, encargos administrativos e aquisição de clientes foram os dois principais desafios que os advogados de pequenas bancas dizem que enfrentam.

Outro aspecto tratado pela 2021 State of US Small Law Firms é o equilíbrio entre vida pessoal e profissional como uma medida de sucesso, com 84%, a maior porcentagem já relatada, dizendo que esse é um fator de como eles avaliam o sucesso. A pesquisa também descobriu que os advogados reagiram positivamente a muitas das novas formas de trabalho que surgiram nos últimos 18 meses e agora desejam maior flexibilidade nas opções de trabalho remoto e na definição de seus próprios horários de atividade.

Em artigo publicado pela Reuters Legal News, de autoria do Thomson Reuters Institute,  que reúne pessoas das comunidades jurídica, corporativa, tributária e contábil, e governamental para conversas, debates, entender os últimos eventos e tendências, e fornecer orientação essencial sobre as oportunidades e desafios que o mundo enfrenta hoje, encontra-se a seguinte reflexão, que precisa servir de aleta para o mercado brasileiro:

“Os pequenos escritórios de advocacia continuam a ocupar talvez a esfera mais dinâmica do mercado jurídico hoje, visto que são muito mais dependentes dos consumidores individuais do que suas contrapartes maiores e, portanto, mais suscetíveis aos ventos econômicos que varrem a Main Street a qualquer momento. Embora a preocupação com a ameaça representada pelas condições econômicas gerais tenha diminuído em grande parte desde o ano passado, o relatório mostra que os pequenos escritórios de advocacia ainda estão sendo golpeados em muitas direções por forças diferentes.

Esperançosamente, este relatório sobre as condições atuais do mercado para pequenos escritórios de advocacia dos Estados Unidos pode fornecer alguma direção estratégica para aqueles escritórios que procuram enfrentar os desafios que podem comprometer sua lucratividade e sucesso futuros”.

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais