spot_img

Organizações denunciam falta de transparência em discussão sobre importação de trigo transgênico

Organizações ambientais, de agricultores e de defesa do consumidor enviaram um ofício a órgãos públicos na última terça-feira (8) denunciando a falta de transparência do governo sobre a discussão de liberação a importação de trigo transgênico da Argentina.

A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CNTBio), vinculada ao Ministério da Ciência, pode definir nesta quinta-feira (10) se passará a importar o cereal geneticamente modificado HB4, desenvolvido pela empresa argentina Bioceres e que é resistente à seca e ao agrotóxico glufosinato de amônio.

O glufosinato é um herbicida considerado como “medianamente tóxico” pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Na lavoura de trigo, pode servir como dessecante para antecipar a colheita.

Se aprovada, a operação será feita por meio de uma parceria com a empresa brasileira Tropical Melhoramento Genético (TMG). O G1 entrou em contato com o Ministério da Ciência para mais informações, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.

O ofício foi encaminhado para a CNTBio, Ministério Público Federal e Ministério Público do Trabalho por organizações como a Campanha Contra os Agrotóxicos e pela Vida, Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), entre outros.

Segundo as entidades, o governo não informou se a importação de trigo transgênico será para uso comercial do produto em grão ou farinha ou para plantio no Brasil.

As associações afirmam ainda que não existem estudos que comprovem que o trigo geneticamente modificado não traz malefícios à saúde humana e ao meio ambiente. E que há ausência de pesquisas sobre os efeitos adversos dos resíduos do glufosinato de amônio.

Além disso, denunciam a falta de participação da sociedade nesse processo. “A participação na audiência pública foi limitada ao envio de perguntas por escrito, sendo a escolha das questões feita pela própria CNTBio”, afirma a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA).

A Argentina é responsável pelo fornecimento de cerca de 60% do cereal que abastece o mercado brasileiro, sendo complementado pelo produto nacional (30%) e de outras origens (10%).

Fonte: G1

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais