spot_img

Petrobras dispara mais de 6% após presidente prometer paridade de preços

As ações da Petrobras (PETR3/PETR4) sobem mais de 6%, chegando a liderar as altas do Ibovespa no pregão desta segunda-feira, 19. A forte valorização ocorre após o novo presidente da estatal, o general Joaquim Silva e Luna, afirmar que irá reduzir a volatilidade do preço do combustível sem desrespeitar a paridade internacional. A declaração foi feita em cerimônia que oficializa a posse do militar no comando da empresa.

O cumprimento da paridade internacional vinha sendo uma das principais preocupações do mercado, tendo em vista que o tema foi o estopim para a demissão do então presidente da companhia Roberto Castello Branco, em fevereiro.

Embora as sinalizações de Silva e Luna tenham sido bem recebidas por investidores, ainda há dúvidas sobre como o novo presidente irá lidar com a pressão para aumentar o preço dos combustíveis, caso necessário.

“Acreditamos que a nova gestão se debruçará sobre as soluções plausíveis logo. E será nesta tomada de decisão que conseguiremos captar com maior qualidade o sinal que a nova gestão enviará sobre sua forma de atuação”, avaliam analistas da Ativa Investimentos em nota.

A expectativa do mercado é de que uma espécie de fundo de estabilização seja usado para suavizar os reajustes no preço do combustível. Ideia semelhante havia sido proposta pelo ex-ministro da Fazendo Henrique Meirelles em sua campanha presidencial de 2018.

Em outra tentativa de diminuir a desconfiança do mercado sobre seu nome, Silva e Luna afirmou que irá manter os planos de desinvestimento da Petrobras, que envolvem vendas de refinarias e campos maduros e maior foco no pré-sal.

Fonte: Exame

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais