spot_img

PIB da Argentina recua 16,2% no segundo trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) da Argentina recuou 16,2% no segundo trimestre, na comparação com os três primeiros meses de 2020, segundo relatório divulgado nesta terça-feira (22) pelo Instituto Nacional de Estatística e Censos (Indec). Em relação ao mesmo período do ano passado, a queda chegou a 19,1%.

Levando em consideração a comparação anual, trata-se do pior desempenho trimestral do PIB argentino na história, em meio às restrições impostas pelo governo de Alberto Fernández para enfrentar o avanço do novo coronavírus. Até então, o recorde negativo era de -16,3%, registrado no segundo trimestre de 2002.

“As restrições globais à circulação de pessoas, com o objetivo de mitigar a pandemia de covid-19, afetam um conjunto significativo de atividades econômicas em todos os países”, disse o Indec.

PIB da Argentina — Foto: Economia G1

PIB da Argentina — Foto: Economia G1

Segundo o instituto, os setores mais afetados pela quarentena na Argentina foram hotéis e restaurantes, que recuaram 73,4% em base anual, e outras atividades de serviços comunitários, sociais e pessoais, com queda de 67,7% na comparação com o mesmo período do ano passado. O consumo privado, por sua vez, encolheu 22,3%.

A pandemia agravou a situação econômica na Argentina, que está em crise pelo menos desde abril de 2018. Apesar de ter conseguido um acordo com credores privados para reestruturar parte de sua dívida externa, o país enfrenta, agora, uma escassez de dólares e impôs, na semana passada, mais controles sobre o câmbio.

Fonte: G1

Você é empresário?

Descubra agora gratuitamente quantos concorrentes o seu negócio tem

Logo Data Biz News
Grátis

Descubra agora quantos concorrentes a sua empresa tem

data biznews logo Data Biznews segue as diretrizes da LGPD e garante total proteção sobre os dados utilizados em nossa plataforma.

Últimas notícias

O que falta para a taxa de juros do BC cair mais rápido

Inflação para 2025 está na meta, na conta do...

Na Saque e Pague, R$ 200 milhões para virar “banco” e “loja”

Muitos especialistas previam o declínio dos caixas eletrônicos, equiparando-os...

Veja outras matérias

Logo Biznews brasil
Consultoria Especializada

Compra e Venda de Empresas

Clique e saiba mais

Valuation

Clique e saiba mais

Recuperação de Tributos

Clique e saiba mais